A Microsoft cancelou mais um exclusivo importante do Xbox. A nova vítima foi Contraband, jogo do Avalanche Studios, criador da série Just Cause.
“Nos últimos anos, o Avalanche Studios e o Xbox Game Studios Publishing colaboraram em Contraband. O desenvolvimento ativo foi interrompido enquanto avaliamos o futuro do projeto”, escreveu o Avalanche em uma atualização no site oficial do jogo. “Estamos gratos pelo entusiasmo que vimos da comunidade desde o anúncio e daremos uma atualização sobre o que vem por aí assim que possível”, encerra o comunicado.
Contraband foi anunciado em um trailer teaser na E3 de 2021 e seria um jogo cooperativo de mundo aberto ambientado na década de 1970. Desde então, nenhuma atualização sobre o projeto foi fornecida, o que já indicava problemas no desenvolvimento.
Quando revelou Contraband em um trailer teaser, o diretor Omar Shakir chamou o título de mundo aberto de “o jogo mais ambicioso e espetacular do estúdio até hoje”.
“Estamos aproveitando tudo o que aprendemos em 18 anos na vanguarda da criação de mundos abertos belos e vastos, repletos de vistas deslumbrantes e momentos de gameplay incríveis”, disse Shakir na época.
A notícia do cancelamento de Contraband chega pouco mais de um mês após a Microsoft anunciar a interrupção nos desenvolvimentos do RPG Everwild, da Rare, e Perfect Dark, do The Initiative, estúdio que também foi encerrado. Essa sequência de más notícias para os fãs do Xbox é parte de um plano da Microsoft de redução de custos, que já afetou 4% da força de trabalho da empresa, ou cerca de 9.000 empregos. As demissões na equipe do Xbox também atingiram o estúdio da série Forza, o Turn 10.