A presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, confirmou oficialmente que a Microsoft está trabalhando em um console da próxima geração, pondo fim aos rumores de que a empresa teria deixado de investir em hardware.
A declaração foi feita em entrevista à Variety, durante o lançamento do novo portátil ROG Xbox Ally, desenvolvido em parceria com a Asus.
“Estamos 100% focados em criar coisas para o futuro”, afirmou Bond. “Temos nosso hardware de próxima geração em desenvolvimento. Estamos na fase de prototipagem e design, e já anunciamos uma parceria com a AMD nesse processo — então isso está vindo. O que vimos aqui foi uma oportunidade de inovar de uma nova forma e oferecer aos jogadores mais uma opção, além do nosso console de próxima geração. Sempre ouvimos o que jogadores e criadores querem. Quando há demanda por inovação, nós construímos”.
Especulações sobre uma possível desistência da Microsoft de produzir novos hardwares do Xbox ganharam força nos últimos meses, à medida em que a empresa intensificava o foco na venda de assinaturas do Xbox Game Pass e deixava o Xbox Series X|S cada vez mais em segundo plano. A proximidade do lançamento do portátil ROG Xbox Ally e a nova campanha de marketing “This is an Xbox”, que enfatiza a presença dos jogos da marca em múltiplas plataformas, também alimentaram a ideia de que a empresa estaria se afastando do modelo tradicional de console.
As declarações de Bond, no entanto, deixam claro que novos hardwares do Xbox continuam nos planos da companhia. “Queremos garantir que as pessoas tenham opções”, explicou. “Queremos atender os jogadores que buscam o máximo desempenho e as inovações mais recentes, aqueles que querem ultrapassar os limites do que é possível. E, ao mesmo tempo, oferecer algo para quem quer jogar no PC de forma portátil, ou é um jogador mais casual, um entusiasta. O importante é dar múltiplas escolhas e encontrar as pessoas onde elas estão”.
Apesar disso, o preço elevado do ROG Xbox Ally levanta dúvidas sobre seu apelo para o público casual. A confusão na comunicação da marca também tem sido motivo de debate entre fãs e analistas, especialmente após aumentos no Game Pass, o cancelamento de diversos projetos internos em meio a demissões em massa e o desaparecimento do Xbox Series de lojas nos EUA, Europa e Brasil.
Outros rumores recentes indicam que o próximo Xbox seria um console mais caro que o PlayStation 6, potencialmente visando um nicho menor de jogadores acostumados a investir em PCs de ponta.