A Microsoft obteve US$ 2,9 bilhões em receita do Xbox Game Pass no último ano, o que representa 18% de toda a receita do Xbox em 2021 (16,28 bilhões de dólares, seu ano de pico) e 30% do volume arrecadado com jogos e serviços do Xbox. Este detalhe foi revelado graças à transparência do CADE, o órgão regulador da concorrência do Brasil que na semana passada aprovou a proposta de compra da Activision Blizzard pela Microsoft.
Para que a aquisição da Activision Blizzard fosse aceita pelos reguladores da concorrência em todo o mundo, a Microsoft forneceu uma grande quantidade de dados normalmente confidenciais sobre seu próprio negócio e sobre o mercado de videogames em geral. Toda essa informação agora foi tornada pública pelo CADE, que publica os documentos do processo na internet, com fácil acesso a todos os interessados.
O valor de US$ 2,9 bilhões não inclui assinaturas do PC ou receitas geradas indiretamente pelo Game Pass (como a compra de um jogo ou conteúdo adicional). Como lembrete e conforme anunciado oficialmente pela Microsoft, o número de assinantes do Xbox Game Pass era de 18 milhões em janeiro de 2021. Esse número aumentou para 25 milhões em janeiro de 2022.
Pilar central da estratégia da Microsoft, o Xbox Game Pass aspira a se tornar a assinatura mais importante do setor, ajudado por aquisições que só a Microsoft pode pagar, mas ainda tem um pouco de caminho a percorrer para alcançar seu concorrente mais bem estabelecido. Em 2021, a Sony Interactive Entertainment gerou US$ 3,6 bilhões com suas assinaturas PlayStation Plus e PlayStation Now (15% da receita total da PlayStation no ano). Essas duas assinaturas se fundiram em junho desse ano e agora representam cerca de 50 milhões de assinantes.