A última rodada de demissões anunciada pela Microsoft esta semana afetou também o estúdio Turn 10 e pode ter sentenciado ao fim a série Forza Motorsport.
Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, 50% da equipe do Turn 10 foi demitida na terça-feira. Hoje, o ex-coordenador do estúdio, Fred Russell, esclareceu a situação e acrescentou que a equipe responsável por Forza Motorsport acabou, restando apenas uma equipe que dará suporte a Forza Horizon.
“A Turn 10 Studios fechou o espaço do Forza Motorsport e a equipe não existe mais. Um dia muito triste para um dos melhores jogos de corrida de carros. Adorei meu tempo lá”, escreveu Russell no Facebook.
Resposta da Microsoft à série Gran Turismo da Sony, Forza Motorsport foi por algum tempo uma marca forte no portfólio do Xbox, mas perdeu relevância a partir do lançamento de Forza Horizon, que se tornou uma série mais popular devido ao seu estilo “arcade”. O último Forza Motorsport foi lançado em 2023 para o Xbox Series X|S e PC.
Além de acabar com Forza Motorsport, a última rodada de demissões da Microsoft teve como efeito o cancelamento do jogo Everwild, da Rare, e a dispensa da equipe de desenvolvimento do jogo; O cancelamento de Perfect Dark e o fechamento do estúdio The Initiative; Demissões no Zenimax Online Studios e o cancelamento de um novo MMORPG com o codinome Blackbird, além de demissões na King, produtora de Candy Crush, e na Raven Software, que trabalha na série Call of Duty.