O estúdio Build a Rocket Boy anunciou um roteiro de dez anos para MindsEye, seu jogo de estreia programado para ser lançado em junho de 2025.
Seguindo o padrão de GTA, jogo que fez a fama do produtor e fundador do estúdio, Leslie Benzies, MindsEye deve começar com uma campanha linear antes de evoluir para um universo aberto e multiplayer, com uma integração progressiva de novas missões pagas e gratuitas, bem como conteúdo gerado pelos jogadores.
A campanha solo de MindsEye terá cerca de 20 horas de duração, mas a ambição do estúdio vai muito além desta curta experiência e eles esperam construir um produto capaz de durar até 10 anos, com multiplayer e ferramentas de criação de missões tendo o potencial de estender a vida útil do jogo ao infinito.
“Eu acho que é uma boa duração para um jogo”, comentou Benzies em entrevista ao site GamesIndustry.biz. “O que você também encontra através dos dados é que, com grandes jogos, as pessoas não jogam todas elas. A maioria das pessoas – 60% ou 70% das pessoas – na verdade não joga jogos até o fim. Então, quando você está fazendo alguma coisa, eu preferiria – e tenho certeza de que a equipe diria o mesmo – que você tenha toda a experiência do começo ao fim e não crie este jogo de 200 horas. Crie algo que seja acabado, mas tenha algumas coisas laterais que preencherão o universo. Muitas das missões secundárias do lado de MindsEye preenchem as histórias de fundo dos personagens ou preenchem o que estava acontecendo no mundo”.
Este plano de criar histórias laterais e conteúdos extras dependerá de um sistema de criação chamado “Build.mindseye”, que será introduzido em uma atualização posterior, o que deve permitir que os jogadores projetem e compartilhem suas próprias missões no jogo.
“Dada a facilidade de uso das ferramentas, acreditamos que um grande número de jogadores irá experimentar, testar e ver no que dá. Esperamos que alguns criem conteúdo cativante que podemos promover e integrar em nossos planos de compartilhá-los com outros jogadores”, explica o produtor.
Sobre o desaparecimento de Everywhere, que foi o jogo com criação de conteúdos originalmente anunciado pelo Build a Rocket Boy, Benzies assegurou que este ainda está nos planos e voltará num futuro próximo.
“Tudo isso faz parte de uma história e ecossistema maiores que planejamos”, diz ele. “Everywhere vai aparecer novamente em breve. Tudo o que estamos trabalhando, há uma história por trás disso – uma grande história abrangente. Então, Everywhere voltará, e isso se encaixa nessa história em algum lugar. Não posso te dizer [onde], porque seria um spoiler. Mas vai reaparecer em breve, e tudo fará parte do mesmo produto”.
O lançamento de MindsEye promete ser difícil, especialmente porque as primeiras pessoas que colocaram as mãos em uma versão de teste relataram um jogo decepcionante, sem ambição e com narração confusa. Mas, de acordo com Leslie Benzies, essas opiniões negativas vêm de uma grande conspiração de quem torce contra o sucesso do estúdio.
Mindseye tem lançamento marcado para 10 de junho de 2025 no PC, PS5 e Xbox Series X|S.