Um novo mod lançado para a versão PC de Wuchang: Fallen Feathers permite desfazer uma mudança controversa implementada na atualização 1.5 do jogo, lançada na semana passada.
O Patch 1.5 lançada em 12 de agosto pelo Leenzee Games trouxe correções técnicas bem-vindas, como animações melhoradas de cura, frames de invencibilidade ao se levantar e ajustes de desempenho, mas foi uma mudança narrativa que dominou a atenção e gerou polêmica na comunidade de jogadores.
A nota de patch, vaga em sua descrição, citava “ajustes em animações, valores e design de níveis para certos NPCs e IA. Adicionamos diálogos para alguns NPCs… otimizaremos ainda mais as animações de exaustão no futuro”, mas na prática revelou uma mudança profunda: chefes e NPCs baseados em figuras históricas, especialmente da Dinastia Ming, não podem mais ser mortos pelo jogador. Ao invés de morrerem, agora eles simplesmente caem exaustos, recuperam-se e até iniciam diálogos após o combate. Isso também se aplica a soldados Ming não infectados e civis em capítulos como o capítulo 4, onde muitos deixaram de ser hostis ou serem alvos, tornando certas seções do jogo consideravelmente mais fáceis.
Jogadores reagiram com indignação à essa cessão do Leenzee Games ao politicamente correto, principalmente na comunidade ocidental, acusando os desenvolvedores de censura e de comprometerem a identidade narrativa do jogo. A natureza trágica do enredo, centrada nos temas de impermanência, dor e aceitação, teria sido enfraquecida com a mudança, na opinião de muitos jogadores.
“Liu Cheng’en, Liu Wenxiu, Li Dingguo, a concubina Yu Xia, o imperador Chongzhen e o ancião de robes brancas Zhao Yun não morrem mais, mas ficam exaustos — e, em alguns casos, conversam com o jogador após o combate”, comentou um jogador descontente na página de Wuchang: Fallen Feathers no Steam.
Há quem acredite que essas alterações foram motivadas por pressões vindas de jogadores chineses, que questionaram a possibilidade de matar figuras historicamente significativas da Dinastia Ming e apontaram problemas com representações pró-Ming ou omissão da Dinastia Qing.
Para usuários de PC, há agora a possibilidade de reverter o patch 1.5, recuperando o enredo original ao custo possivelmente alto das melhorias técnicas introduzidas nesta última versão.
O mod que reverte o jogo à versão 1.4 no PC já tem mais de 500 downloads, o que deve colocar alguma pressão sobre o Leenzee para eventualmente reavaliar sua decisão.