O primeiro fim de semana de Monster Hunter Wilds quebrou recordes de popularidade não apenas para a Capcom, mas também para a plataforma Steam da Valve, que reuniu mais de 40 milhões de jogadores simultâneos pela primeira vez em sua história.
O novo recorde do Steam foi atingido no final da manhã de domingo, quando o número total de usuários simultâneos chegou a 40.275.012. Monster Hunter Wilds contribuiu com mais de 1,38 milhão de jogadores simultâneos, um número sem precedentes para a Capcom, que conseguia picos de cerca de 300 mil com os títulos anteriores da série.
Monster Hunter Wilds é o oitavo jogo na história do Steam a passar de 1 milhão de jogadores simultâneos e o quinto mais popular de todos os tempos, superando Elden Ring, Cyberpunk 2077, Lost Ark e Dota 2. Mas o jogo da Capcom ainda distante dos fenômenos de popularidade da plataforma – Counter-Strike 2 (1,6 milhão), Palworld (2,1 milhões), Black Myth: Wukong (2,4 milhões) e PUBG Battlegrounds (3,2 milhões).
Apesar do sucesso no Steam, Monster Hunter Wilds tem sido criticado por sua otimização ruim justamente no PC. As avaliações do jogo na plataforma estão bem divididas, com 57% das mais de 56.000 avaliações marcadas como positivas. Além dos problemas de desempenho, alguns jogadores têm reclamado da existência de transações com dinheiro real para a edição de personagens após certo limite.
Monster Hunter Wilds foi lançado na última sexta-feira no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.