A Capcom reportou mais um crescimento significativo em seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2025, com vendas líquidas aumentando 53,7% em relação ao ano anterior, apesar de vendas “suaves” de Monster Hunter Wilds.
No trimestre de abril a junho de 2025, a Capcom registrou um aumento de receitas de 58%, bem como crescimento de 90% do lucro operacional e 72% do lucro líquido. Seria esperado atribuir esse impulso ao lançamento mais importante da editora no ano, Monster Hunter Wilds, porém ele veio de um título mais improvável: o já antigo Devil May Cry 5.
Com 1,78 milhão de cópias vendidas no último trimestre, Devil May Cry 5, que foi lançado em março de 2019, ficou bem à frente de outros títulos de maior envergadura e mais atuais, como Resident Evil Village (923.000 vendidos no trimestre), Resident Evil 4 (706.000 vendidos) e Resident Evil 7 (635.000 vendidos).
Além de Devil May Cry 5, que ultrapassou 10 milhões de vendas totais, Devil May Cry HD Collection (594.000 vendidos) e Devil May Cry 4 Special Edition (495.000 vendidos) também tiveram um ressurgimento do interesse. A explicação para este impulso de vendas recente de Devil May Cry é a sinergia com a série animada lançada em abril na Netflix, o que certamente deve estar chamando a atenção dos executivos da Capcom e deve apressar as iniciativas da empresa na produção de mais séries de TV e filmes.
Street Fighter 6 também contribuiu com o crescimento das receitas da Capcom no trimestre, beneficiado principalmente pelo lançamento no Switch 2 e o início do Capcom Pro Tour. O jogo acumulou 538.000 vendas durante o trimestre, totalizando 5,2 milhões em 30 de junho de 2025. No entanto, nada mudou em relação ao desempenho de Capcom Fighting Collection 2 e Onimusha 2: Samurai’s Destiny, ambos lançados em maio.
Mas se os jogos de catálogo mostram resiliência e trazem boas surpresas, a franquia Monster Hunter, da qual mais se esperava, derrapou este ano. Após ser alvo de uma expectativa monumental e atingir 10 milhões de cópias em um mês, Monster Hunter Wilds vendeu apenas 477.000 cópias nos três meses seguintes. A Capcom está enfrentando críticas generalizadas por conteúdo considerado insuficiente, a ponto de a editora ter reformulado seu roteiro para o jogo na esperança de acelerar o processo. Além disso, a editora é alvo de reprimendas da comunidade de PC sobre otimização técnica e tem visto uma avalanche de análises negativas no Steam.
Apesar dos problemas com Monster Hunter Wilds, a Capcom acredita que está no caminho certo para atingir suas previsões anuais e alcançar crescimento no lucro operacional pelo décimo terceiro ano consecutivo. O principal ativo da editora é Resident Evil Requiem, previsto para 27 de fevereiro de 2026. Somente no primeiro trimestre fiscal, a Capcom já vendeu 14,16 milhões de jogos (incluindo 13,48 milhões via download), em comparação com 9,53 milhões no mesmo período do ano fiscal anterior. Vale destacar que a Capcom também está se aproximando de sua meta de atingir 4.000 funcionários (incluindo 3.000 desenvolvedores) até o final do ano fiscal, em março de 2026.
Maiores Franquias da Capcom
Resident Evil ➔ 174 milhões
Monster Hunter ➔ 122 milhões
Street Fighter ➔ 57 milhões
Mega Man ➔ 43 milhões
Devil May Cry ➔ 36 milhões
Dead Rising ➔ 18 milhões
Ace Attorney ➔ 13 milhões
Dragon’s Dogma ➔ 13 milhões
Marvel vs. Capcom ➔ 12 milhões
Onimusha ➔ 8,9 milhões
Okami ➔ 4,7 milhões