A Nintendo reconheceu a existência de um problema nos controles Joy-Con do Switch, que resulta em movimentos não-intencionais nos controles analógicos e direcionais, e prometeu oferecer o reparo gratuito das peças para todos os consumidores.
Relatos sobre o problema se tornaram mais comuns recentemente e o defeito ganhou o nome de “Joy-Con drift”. Os usuários afetados alegam que o controle continua a interpretar a intenção de movimento em um jogo mesmo quando não há toque nos direcionais.
Como o problema tem afetado um grande número de usuários, foi iniciada uma ação judicial coletiva nos Estados Unidos contra a Nintendo, o que provocou a resposta de hoje. Agora, a empresa informa que os usuários não serão cobrados pelos reparos nos Joy-Con, e aqueles que já tiverem solicitado reparos serão reembolsados.
“Os clientes não precisarão mais fornecer comprovante de compra para reparos dos Joy-Con. Além disso, não é necessário confirmar o status da garantia. Se um cliente solicitar um reembolso por um reparo em um Joy-Con pago anteriormente, […] confirme o reparo anterior e, em seguida, emita um reembolso”, diz um documento interno da Nintendo obtido pelo site Vice.
Segundo o documento, assim que um tíquete de suporte for aberto, a equipe de suporte ao cliente da Nintendo direcionará os usuários do Switch para o guia de solução de problemas primeiro, mas se o problema persistir, um serviço de reparo será fornecido gratuitamente. Pelo menos será assim no mercado norte-americano.
A Nintendo pretende lançar um novo modelo do Switch com bateria de maior autonomia em agosto, além do modelo Switch Lite em setembro. Resta saber se o problema com os Joy-Con será solucionado de vez nessas revisões de hardware.