A Nintendo e a The Pokémon Company anunciaram que estão processando a produtora Pocketpair por “vários direitos de patente” infringidos pelo jogo Palworld.
A ação judicial, que foi registrada no dia 18 de setembro no Tribunal Distrital de Tóquio, menciona que seu objetivo é buscar “uma liminar contra a violação e compensação por danos com base no fato de que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, infringe vários direitos de patente”.
“A Nintendo continuará a tomar as medidas necessárias contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual, incluindo a própria marca Nintendo, para proteger as propriedades intelectuais que trabalhou arduamente para estabelecer ao longo dos anos”, argumentou a Nintendo no processo.
Palworld foi lançado no PC e Xbox em janeiro e chamou a atenção, entre outras coisas, pelos personagens muito parecidos com os monstros da série Pokémon. O enorme sucesso do jogo, que vendeu mais de 5 milhões de cópias em apenas três dias, deu grande visibilidade a este design controverso, iniciando o debate entre observadores do mercado de jogos sobre uma possível ação da Nintendo na justiça. Na ocasião, a The Pokémon Company afirmou que estava investigando a situação e analisando se caberia um processo.
Quando questionado sobre os riscos de um processo por parte da Nintendo, o CEO do Pocketpair, Takuro Mizobe, afirmou que a empresa havia feito uma revisão legal sobre o assunto antes de lançar o jogo.