O Moon Studios está considerando cancelar a versão para Xbos Series X|S de No Rest for the Wicked, temendo que o console da Microsoft possa não oferecer o retorno comercial esperado.
O cofundador e CEO do estúdio, Thomas Mahler, publicou uma mensagem dizendo que está priorizando as versões de No Rest for the Wicked para PS5, PS5 Pro e Nintendo Switch 2, enquanto “vê o que faz sentido para o Xbox”.
“Dadas as condições atuais do mercado, podemos lançar apenas para PS5 e, potencialmente, para Switch 2 por enquanto”, disse Mahler. “Teremos que discutir com a Microsoft e ver o que faz sentido para o Xbox”.
A mensagem de Mahler foi interpretada por alguns como uma possível chantagem à Microsoft, no sentido de exigir algum acordo financeiro especial para que o Xbox não fosse excluído no lançamento de No Rest for the Wicked. Mas o CEO do Moon Studios desmentiu essa teoria em uma postagem no fórum NeoGaf, dizendo que se trata apenas de “bom senso”.
“Pessoal, podemos parar com essa insanidade de teoria da conspiração? Se o NeoGAF se tornar cada vez mais como o fórum roxo, não se surpreendam se as pessoas pararem de postar aqui também”, escreveu Mahler. “Então, não, não é uma extorsão, é o que se chama bom senso”.
Mahler explicou que o estúdio quer ter No Rest for the Wicked em todas as plataformas, mas devido à velocidade com que deseja adicionar recursos solicitados pela comunidade, como o modo cooperativo, precisa priorizar as plataformas PlayStation e Nintendo, além do PC, onde o jogo está disponível em acesso antecipado desde o ano passado.
“O que nossa comunidade mais deseja é o suporte ao modo cooperativo e aos consoles, então queremos realizar esses desejos o mais rápido possível. Já estamos trabalhando duro no modo cooperativo para que as pessoas possam jogar Wicked no modo multijogador em breve. E depois disso, a ideia é lançar a versão 1.0 antes do esperado inicialmente para que não tenhamos que lidar com o incômodo de ser um jogo em acesso antecipado nos consoles. Wicked já está em um ótimo estado, então, quando sairmos do Acesso Antecipado, estaremos ótimos”.
Mahler também explicou que a adaptação ao Xbox Series X e Xbox Series S é mais complicada, pois envolve um console tecnicamente mais limitado, no caso do Series S.
“E para chegar lá rápido, primeiro daremos suporte à plataforma com mais usuários, puramente por questões de recursos. Somos um estúdio independente relativamente pequeno, então fazer uma portabilidade para console com o nível de qualidade que queremos não é uma tarefa fácil. Portar para o Xbox significa portar para o Xbox Series X e Series S, e isso levará mais tempo para otimizar em comparação com a portabilidade para PS5 e PS5 Pro. Então, provavelmente faremos o PS5/PS5 Pro primeiro e lançaremos lá para agradar os fãs e fornecer outras portas posteriormente”.
“Isso é literalmente tudo o que precisamos fazer. E sim, precisaremos discutir com o Xbox e a Nintendo quais são as melhores estratégias para oferecer suporte às suas plataformas e recursos da melhor maneira possível, e essa será uma discussão contínua”, encerrou o chefe do Moon Studios.
O Moon Studios voltou a ser um estúdio totalmente independente em março deste ano, após adquirir os direitos de publicação de No Rest for the Wicked da Take-Two, quando a editora encerrou seu selo Private Division, especializado em publicar jogos de desenvolvedores menores.