Um grande volume de documentos arquivados na FTC como parte da proposta de aquisição da Activision Blizzard foram disponibilizados na internet por engano e estão revelando segredos do Xbox, como planos para uma atualização de meio de geração para o Xbox Series X|S.
Os documentos revelam que os planos começam com um novo modelo Xbox Series S codinome “Ellewood”, que virá em uma carcaça preta com 1 TB de espaço de armazenamento. Esta atualização de meio de geração custaria o mesmo preço do modelo atual (US$ 299) e seria lançada no final de agosto de 2024, dois meses antes do “Brooklin”, um novo Xbox Series X sem leitor de disco.
O vazamento é um grande infortúnio para a Microsoft, que planejava anunciar os novos consoles na metade do ano que vem, provavelmente como uma grande atração de sua apresentação de junho.
O “Brooklin” custará US$ 499 e se distingue imediatamente do atual Xbox Series X pelo formato cilíndrico e principalmente pela ausência de leitor de disco. É portanto um modelo 100% digital, ou “adoravelmente todo digital” como podemos ler no documento.
Fora o novo design e a ausência do leitor de discos, a ficha técnica do console é a mesma do atual X, exceto por um Wi-Fi mais rápido, consumo de energia menor e 2 TB de espaço de armazenamento. A porta USB-C está presente na parte frontal da máquina, logo abaixo do botão liga / desliga.
“Ellewood” e “Brooklin” serão vendidos junto com uma atualização do atual controle do Xbox, codinome “Sebile”, que a Microsoft planeja lançar no final de maio de 2024, de acordo com a documentação. Em dois tons preto e branco, este controle mantém a mesma ergonomia do atual, mas com botões e sticks mais silenciosos, feedback tátil (estilo DualSense) e um acelerômetro. Equipado com conectividade Bluetooth 2.0, o controle também se conectará mais facilmente a dispositivos móveis para jogos na nuvem e a bateria recarregável estará sempre presente.
De acordo com estes documentos, o “Ellewood” e o “Brooklin” pretendem substituir gradualmente os atuais modelos Xbox Series X|S e especialmente os consoles Xbox Series 100% digitais. De acordo com um boato persistente, a Sony Interactive Entertainment também planeja substituir seus atuais PS5s por um único novo modelo digital, mas ao qual será possível adicionar um reprodutor de discos vendido separadamente.