A Nvidia anunciou na Gamecom 2019 que Minecraft para PC terá em breve uma atualização gratuita que transformará os gráficos do jogo radicalmente nas placas de vídeo da linha RTX 20, ativando a tecnologia de ray tracing.
O ray tracing em tempo real é a principal inovação recente das GPUs e deve se tornar uma tecnologia mais comum na próxima geração de consoles. Por enquanto, poucos jogos são capazes de usá-la e Minecraft tem sido um dos alvos preferidos para experimentos não-oficiais.
A tecnologia permite sombras, iluminação e cores extremamente realistas ao calcular a incidência e reação dos raios de luz individualmente em uma cena. Até pouco tempo atrás, esta técnica só era possível em cenas pré-renderizadas, mas os chips gráficos mais modernos agora têm conseguido gerar o ray tracing em tempo real.
“O ray tracing fica no centro do que pensamos ser o próximo passo para Minecraft”, disse Saxs Persson, diretor de criação do Minecraft na Microsoft. “A GeForce RTX dá ao mundo de Minecraft uma sensação novinha em folha. No Minecraft normal, um bloco de ouro só se parece amarelo, mas com o ray tracing ligado, você realmente consegue ver o realce especular, você consegue ver o reflexo, você pode até mesmo ver uma multidão refletida nele”.
Minecraft deveria receber uma atualização gráfica por parte da Microsoft este ano, mas o chamado Super Duper Graphics Pack acabou cancelado. Na ocasião, a empresa alegou que esta atualização era “tecnicamente muito exigente para implementar conforme o planejado”.
O suporte a ray tracing pode preencher a lacuna deixada pelo Super Duper Graphics Pack, e o trailer abaixo mostra a extensão da melhoria.