Se os planos da Rockstar e Take-Two não mudarem, Grand Theft Auto 6 deve ser lançado este ano, encerrando uma jornada de quase 12 anos do lendário GTA 5 – o jogo mais vendido de todos os tempos.
Desenvolvido ao longo de mais de uma década e com um orçamento que, segundo rumores, teria passado do bilhão de dólares, GTA 6 tem tudo para ser mais um marco importante na história dos videogames e do entretenimento em geral, trazendo inúmeras inovações e uma jogabilidade em mundo aberto que deve marcar uma geração.
De oficial, por enquanto, temos apenas um trailer, mas reunimos aqui informações obtidas por vazamentos e comentários dos bastidores da produção para mostrar algumas das novidades mais esperadas que poderão transformar a experiência dos jogadores.
Um mundo aberto mais vivo e realista do que nunca
Tendo estabelecido um padrão altíssimo de realismo com Red Dead Redemption 2, as expectativas pelo próximo trabalho da Rockstar estão também nas alturas, ainda mais quando levamos em consideração que é GTA – e não o jogo de cowboys – o principal foco de atenção da produtora novaiorquina.
O primeiro trailer de GTA 6 deixou uma ótima impressão e trouxe uma amostra do realismo que podemos esperar, mas ainda estamos esperando pela oportunidade da Rockstar demonstrar a jogabilidade e revelar aqueles detalhes minuciosos que fizeram a fama do estúdio. Podemos prever uma Vice City repleta de NPCs que parecem realmente indivíduos com vida própria, além de mudanças dinâmicas de tempo e, quem sabe, um ambiente que possa ser destruído ou sofrer mudanças em larga escala.
Recentemente, um ex-desenvolvedor da Rockstar tratou de levar as expectativas dos fãs à estratosfera ao dizer que GTA 6 irá realmente impressionar as pessoas pelo realismo.
“Você só precisa olhar como cada jogo que a Rockstar fez evoluiu de alguma forma. Você pode argumentar que cada elemento do jogo avança em termos de sensação mais realista e as pessoas agem e se comportam de forma mais realista conforme cada jogo é iterado por cada ciclo”, comentou Ben Hinchliffe, que trabalhou em GTA V, LA Noire e Red Dead Redemption 2 antes de deixar a Rockstar em 2021. “Ele vai impressionar as pessoas. E vai vender muito, como sempre. As pessoas têm falado sobre ele há anos depois do GTA 5 e estou realmente animado para que as pessoas coloquem as mãos nele e joguem, só porque eu acho que [a Rockstar] elevou o nível novamente, como sempre faz”.
De acordo com o perfil do LinkedIn de um programador principal da Rockstar Engine, suas responsabilidades incluem “integrar novas tecnologias, como ray tracing, iluminação global com ray tracing, geração procedural para objetos e ambientes de jogos”. Os jogadores estão, portanto, preocupados que a Rockstar tenha optado pela geração procedural em GTA 6, embora seja tradição no estúdio criar cenário à mão, com o máximo de atenção aos detalhes. Mas é possível que o estúdio opte por esse recurso apenas para alguns elementos, e não para toda a Vice City.
Vice City promete ser mais realista do que nunca, já que a Take-Two investiu pesado na produção. Fala-se em um orçamento entre 1 e 2 bilhões de dólares para GTA 6, o que o tornaria com folga o jogo mais caro da história dos videogames. Para efeito de comparação, GTA 5 custou “apenas” US$ 256 milhões. Muito provavelmente, a editora terá um grande retorno sobre esse investimento: de acordo com uma análise da DFC Intelligence, GTA 6 tem potencial para arrecadar US$ 3,2 bilhões em receita apenas em seu primeiro ano de lançamento.
GTA Online 2.0
GTA Online revolucionou a experiência multiplayer e GTA 6 promete expandir ainda mais esse universo. No GTA Online atual, jogadores podem gerenciar uma ampla gama de atividades, como operar boates, cassinos, escritórios de organizações criminosas e até mesmo fábricas. Essas atividades não apenas oferecem lucros, mas também criam uma imersão ao permitir que os jogadores construam seus impérios no mundo online.
Um novo GTA Online certamente irá acompanhar GTA 6 mais cedo ou mais tarde – e esperamos que o lançamento ocorra após o jogo principal, quando o jogo single player estiver maduro e a Rockstar preparada para uma jornada de longo prazo, onde irá explorar as oportunidades muito lucrativas de jogo como serviço. Em GTA 6 Online, espera-se mecânicas ainda mais complexas e interativas, e a aquisição da plataforma FiveM pela Rockstar pode significar uma expansão do conteúdo gerado por jogadores, com servidores personalizados que permitem experiências únicas.
A possibilidade de gerenciar estabelecimentos em Vice City, com uma economia mais dinâmica e um mundo mais vivo, quem sabe até permitindo jogar poker online, promete levar a experiência a um novo nível. Lembrando que o carteado foi uma das atividades opcionais favoritas dos fãs em Red Dead Redemption 2 e a Rockstar tem o hábito de acompanhar tendências e atender às preferências dos jogadores, destacando um dos jogos mais populares e procurados no cenário digital. Além disso, o sucesso contínuo do poker online deve muito ao trabalho de operadores renomados, que investem em interfaces intuitivas, segurança robusta, proteção ao jogador e uma experiência acessível, permitindo que qualquer pessoa aprenda e jogue facilmente, a qualquer hora e em qualquer lugar.
História e Personagens
O primeiro trailer de GTA 6 confirmou que o cenário será novamente Vice City, a cidade fictícia baseada em Miami que apareceu pela primeira vez no jogo homônimo para PS2. Mas não estaremos mais nos anos 80 de GTA: Vice City, e sim nos tempos atuais, com redes sociais e smartphones sendo parte do cotidiano. Os ambientes são repletos de detalhes e personagens, com as ruas movimentadas do centro da cidade, os subúrbios, as praias e até os pântanos – um ambiente mais diverso e que certamente será bem mais amplo que o cenário do jogo de PS2.
Até agora, os detalhes da história do GTA 6 são desconhecidos. No entanto, sabemos que será inspirado em Bonnie e Clyde, um casal criminoso que lembra muito Lucia e Jason, os protagonistas deste episódio. De acordo com o trailer, eles são um casal de pequenos criminosos que realizam pequenos roubos para sobreviver. O começo do trailer nos mostra que Lucia acaba presa, e é possível que GTA 6 comece atrás das grades em liberdade condicional com sua pulseira eletrônica vista no vídeo. Mas parece que essa vigilância das autoridades não será suficiente e Lucia volta ao caminho do crime com Jason. E, a propósito: embora fosse possível jogar como uma mulher no primeiro GTA, isso não se repetiu nos jogos seguintes da série, então jogar com uma personagem feminina em GTA 6 mostra, de certa forma, a adequação da Rockstar às demandas de parte do público moderno. É possível também que o jogo permita alternar entre Lucia e Jason, como aconteceu em GTA 5 com o trio de personagens.
No entanto, é possível que o humor seja menos politicamente incorreto do que nos episódios anteriores da série. De acordo com a Bloomberg, a Take-Two pediu que o GTA 6 reduzisse as piadas grosseiras direcionadas a minorias e pessoas transgênero, mais uma vez se adequando aos padrões da indústria de entretenimento americana dos últimos anos.
GTA 6 parece ser uma crítica dura à geração atual com a corrida por curtidas e situações estranhas em redes sociais como TikTok ou Instagram, onde conteúdo de baixa qualidade e estúpido é popular entre os internautas.
Assim como em GTA 5, também esperamos assaltos com Lucia e Jason. É possível que essas missões possam ser concluídas por dois jogadores, ou até mesmo no modo multiplayer que a Rockstar está preparando para GTA Online, sem dúvidas, para fazer seu jogo durar vários anos ou quem sabe mais de uma década.
O trailer também nos mostra que a Rockstar adicionou outros veículos além de carros, motos e outros aviões, como hovercrafts. É bem possível que GTA 6 nos permita dirigir ainda mais veículos do que outros episódios. Os animais, que foram um aspecto de destaque em Red Dead Redemption 2, também estão presentes no trailer e podemos ver cães, um jacaré e até mesmo flamingos cor-de-rosa.
Como será a jogabilidade de GTA 6?
Com o primeiro e único trailer tendo focado na história, ainda não foi possível ver detalhes da jogabilidade de GTA 6. Mas podemos confiar com segurança nos fundamentos da franquia: direção, tiroteios e muitas atividades. O trailer está cheio de assaltos, perseguições de carro e festas É possível que o jogador possa escolher entre primeira e terceira pessoa, como em GTA 5 e Red Dead Redemption 2.
Com um mundo aberto enorme garantido, podemos esperar ainda uma infinidade de atividades secundárias e distrações que consomem muito tempo, à medida que cada episódio ultrapassa os limites dessa área. E GTA 6, sem dúvida, não será exceção.
Inspirando-se no sistema de relações de GTA 4, GTA 6 pode trazer interações mais significativas com outros personagens. Características como encontros românticos ou até amizades que influenciem diretamente a narrativa podem enriquecer a experiência e também tornar o mundo mais realista e imersivo.
Uma trilha sonora no padrão Rockstar
A música sempre foi parte essencial da série GTA e, mais uma vez, não faltará dinheiro por parte da Take-Two para montar uma trilha-sonora memorável, muito menos interesse de artistas em se promover pelo jogo. Confirmada por enquanto está apenas a música “Love is a Long Road”, de Tom Petty, usada no trailer.
Conclusão
GTA 6 tem tudo para redefinir os padrões da indústria de jogos, oferecendo um mundo mais dinâmico, uma narrativa emocionante e inúmeras inovações tecnológicas. A espera pode ser longa, mas as promessas feitas pela Rockstar já colocam o jogo como um dos lançamentos mais aguardados da história dos videogames.
O lançamento de GTA 6 está previsto para 2025, sem dia certo por enquanto. O jogo será lançado inicialmente apenas no PS5 e Xbox Series X|S.