Depois de muita especulação e vazamentos, a Sony anunciou o PlayStation 5 Pro em uma curta apresentação nesta terça-feira. O console será lançado no dia 7 de novembro e custará US$ 699 nos Estados Unidos, 200 dólares mais caro que o PS5 padrão.
O PS5 Pro não terá o leitor de disco, mas permitirá o uso de uma unidade externa vendida separadamente. O console terá a mesma altura é será do mesmo tamanho do PS5 original.
Na apresentação, o arquiteto do PS5, Mark Cerny, explicou que o objetivo do PS5 Pro é unificar os benefícios dos modos comumente chamados de “performance” e “fidelidade” nos jogos, permitindo a máxima qualidade gráfica com os 60 quadros por segundo. Enquanto os usuários do PS5 precisarão escolher entre um e outro, priorizando a fluidez da animação ou a definição/qualidade de imagem, os proprietários do Pro terão uma terceira opção com os dois benefícios, ou ainda mais quadros (120 fps) no modo performance e até mesmo a opção de incrementar ainda mais a resolução e uso do ray-tracing no modo fidelidade.
Segundo Cerny, o PS5 Pro conseguirá ganhos significativos de performance através de três incrementos de hardware: uma GPU mais poderosa, tecnologia de ray tracing mais avançada, que permite 2 a 3 vezes mais performance, e uso da tecnologia de upscaling por IA PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), similar à tecnologia DLSS da Nvidia.
GPU atualizada: o PS5 Pro terá uma GPU com 67% mais unidades de computação do que o console PS5 atual e memória 28% mais rápida. No geral, isso permite uma renderização até 45% mais rápida para o jogo, tornando a experiência muito mais suave.
Ray Tracing avançado: o PS5 Pro terá um ray tracing mais poderoso que fornece reflexão e refração de luz mais dinâmicas. Isso permite que os raios sejam lançados em velocidades duplas e, às vezes, triplas do console PS5 atual.
Upscaling orientado por IA: um upscaling orientado por IA que usa uma tecnologia baseada em aprendizado de máquina para fornecer clareza de imagem super nítida, adicionando uma quantidade extraordinária de detalhes.
Outros aprimoramentos incluem o PS5 Pro Game Boost, que pode ser aplicado a mais de 8.500 jogos PS4 compatíveis com versões anteriores jogáveis no PS5 Pro. Esse recurso pode estabilizar ou melhorar o desempenho de jogos PS4 e PS5 compatíveis. A qualidade de imagem aprimorada para jogos PS4 também está disponível para melhorar a resolução em jogos PS4 selecionados. O PS5 Pro também será lançado com a mais recente tecnologia sem fio, Wi-Fi 7, em territórios que suportam esse padrão. Jogos VRR e 8K também são suportados.
Curiosamente, as demonstrações desses benefícios foram feitos na apresentação de hoje com jogos já defasados tecnicamente, como The Last of Us Parte 2, Ghost of Tsushima e Horizon: Forbidden West, todos títulos de geração cruzada que terão simplesmente incrementos de definição ou taxa de quadros por segundo no PS5 Pro.
Segundo a Sony, muitos jogos do PS5 receberão atualizações que podem ser identificados com um rótulo PS5 Pro Enhanced. Entre eles, já estão confirmados Alan Wake 2, Assassin’s Creed: Shadows, Demon’s Souls, Dragon’s Dogma 2, Final Fantasy 7 Rebirth, Gran Turismo 7, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West, Marvel’s Spider-Man 2, Ratchet & Clank: Rift Apart, The Crew Motorfest, The First Descendant e The Last of Us Part II Remastered.