O PlayStation 6 deve ter um leitor de discos externo e opcional, a exemplo do PlayStation 5 Pro, e um design mais simples, visando redução de custos. Isso é o que revelam as fontes de Tom Henderson, um jornalista com ótimo histórico de furos.
As fontes do jornalista, que falaram sob condição de anonimato, revelaram que o PlayStation 6 deve ser oferecido como um console “digital”, com o leitor de discos sendo oferecido à parte ou incluído em um pacote com o console, algo que na prática será o modelo “tradicional” ou completo do PS6.
“Embora a notícia de um drive de disco removível possa não ser totalmente surpreendente para alguns, ela ainda representa o melhor dos dois mundos: o PlayStation pode, assim, atender aos mercados físico e digital, reduzindo custos”, escreve Henderson. Vale ressaltar que o leitor de disco do PS5, vendido por cerca de R$ 560, é compatível com as edições digitais do PS5 Slim e do PS5 Pro (que só vem em uma edição digital).
Em um tom mais especulativo desta vez, o artigo também relata que o futuro console da Sony apresentará um design “muito mais simples” que o PS5, novamente com o objetivo de otimizar custos por meio de fatores como economia de espaço para transporte e redução de peso. É claro que esses tipos de rumores terão que ser verificados oportunamente, mas não há como negar que o desenvolvimento do PS6 ocorre em um clima econômico mais incerto do que nunca, em meio a guerras comerciais e tarifas instáveis.
Os jogadores já sentiram o impacto total desta nova realidade econômica, vendo os consoles da geração atual aumentarem de preço em vez de diminuírem, uma anomalia sem precedentes na história dos consoles. Além disso, de acordo com informações mais recentes, a busca contínua da Sony por otimização de custos deve resultar no lançamento de uma nova versão do PS5 Slim, oferecendo uma capacidade de armazenamento reduzida de 825 GB (como no lançamento do console em 2020) em vez do atual 1 TB.