A polícia europeia (Europol) desmantelou um grupo de hackers de ransomware que invadiu os computadores da Capcom em 2020 e chantageou sem sucesso a produtora, antes de distribuir o material roubado pela internet.
Membros do grupo chamado Ragnar Locker foram preso em vários endereços na Europa durante operações realizadas na semana passada na França, República Tcheca, Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia e Letônia. A ação teve início com a prisão de um membro importante do grupo em Paris no dia 16 de outubro, o que levou a buscas em outros países.
Quando invadiu os computadores da Capcom, o grupo alegou ter posse de mais de 1 TB de dados sensíveis da empresa, incluindo informações sobre projetos em desenvolvimento e dados de mais de 15 mil pessoas, entre funcionários e clientes. Os hackers pediram US$ 11 milhões em bitcoin pela devolução dos arquivos. Se nenhum acordo fosse feito, os dados seriam vendidos a terceiros ou publicados, o que acabou ocorrendo.
Ao divulgar o material pela internet, o grupo revelou vários documentos confidenciais da Capcom que incluíam jogos não anunciados, datas de lançamento e outras informações. Entre esses, havia a confirmação do remake de Resident Evil 4 e menção à produção de Dragon’s Dogma 2.
“Esta investigação mostra que, mais uma vez, a cooperação internacional é a chave para derrubar grupos de ransomware”, disse o chefe europeu do crime cibernético da Europol, Edvardas Sileris. “A prevenção e a segurança estão a melhorar, mas os operadores de ransomware continuam a inovar e a encontrar novas vítimas”.
“A Europol desempenhará o seu papel no apoio aos Estados-Membros da UE na medida em que visam estes grupos, e cada caso está a ajudar-nos a melhorar os nossos modos de investigação e a nossa compreensão destes grupos. Espero que esta ronda de detenções envie uma mensagem forte aos operadores de ransomware que pensam eles podem continuar seus ataques sem consequências”.
?Ragnar Locker ransomware gang taken down by international police swoop.
?Law enforcement and judicial authorities from 11 countries deliver major blow to dangerous ransomware operation.
Press Release ⤵️https://t.co/smYwiqUJmh
— Europol (@Europol) October 20, 2023