Embora tenha se permitido todo tempo do mundo para um lançamento sem problemas de estoque, a Nintendo ainda espera que o Switch 2 não consiga superar as vendas do Switch original nos primeiros meses. O problema da vez seria o preço maior do console.
Entre os resultados financeiros publicados na semana passada, a Nintendo afirmou que espera vender 15 milhões de unidades do Switch 2 durante sua janela de lançamento, o que é um número próximo daquele conseguido pelo Switch original. Porém, analistas de mercado estão apostando em números maiores, baseados em dados positivos de pré-venda e na ciência de que agora os estoques serão bem maiores.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores publicada nesta terça-feira, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, foi questionado sobre a estimativa mais conservadora da Nintendo, em relação aos números projetados por analistas.
“O Nintendo Switch 2 tem um preço relativamente alto em comparação com o Nintendo Switch, então reconhecemos que existem desafios correspondentes para a adoção antecipada”, comentou Furukawa. “Dito isso, o Nintendo Switch 2 pode rodar software compatível com o Nintendo Switch, garantindo a continuidade entre as plataformas”.
“Estamos tomando medidas como a integração do software com o hardware para acelerar a adoção no primeiro ano fiscal, com o objetivo de retornar ao mesmo patamar que tivemos com o Nintendo Switch”.
Outro fator que pesa contra o Switch 2 é a situação da economia e a questão tarifária dos Estados Unidos.
“Além disso, a situação tarifária nos EUA ou a possibilidade de uma recessão também não afetaram nossa previsão de volume de vendas”, acrescentou o presidente da Nintendo. “Para atingir 15 milhões de unidades vendidas, precisaremos fabricar o hardware em quantidades maiores. Nosso primeiro objetivo é retornar ao mesmo patamar que tivemos com o Nintendo Switch, e estamos trabalhando para fortalecer nossa capacidade de produção para que possamos responder à demanda com flexibilidade”.
“Mesmo que haja um impulso em torno do lançamento, sabemos que não será fácil mantê-lo a longo prazo, durante as festas de fim de ano e além. Temos trabalhado para aumentar a produção do hardware do Nintendo Switch 2 desde antes mesmo de realizarmos os eventos Nintendo Switch 2 Experience e iniciarmos os aplicativos da My Nintendo Store. Nossa previsão de volume de vendas não foi determinada com base em qualquer limite de capacidade de produção”, comentou Furukawa.
O executivo também comentou sobre o efeito das tarifas nos Estados Unidos, que no momento estão em um piso de 10%, mas podem subir.
“Nossas projeções financeiras foram criadas com base na premissa de tarifas americanas de 10% sobre produtos produzidos no Japão, Vietnã e Camboja, e de 145% sobre a China”, disse Furukawa.
“Nosso hardware é produzido na China, Vietnã e Camboja, e o hardware para a América do Norte é produzido principalmente no Vietnã. Embora também haja alguns acessórios e amiibos produzidos na China, não divulgamos o impacto das tarifas sobre produtos individuais. Nossa política básica é que, para qualquer país ou região, se tarifas forem impostas, nós as reconhecemos como parte do custo e as incorporamos ao preço. Por outro lado, o ano fiscal que termina em março de 2026 é o período de lançamento do nosso primeiro novo sistema de videogame dedicado em oito anos. Se as premissas tarifárias mudarem, consideraremos como lidar com a situação, tendo em mente a importância do impulso da plataforma e do crescimento da base instalada de hardware”, concluiu Furukawa.
O Nintendo Switch 2 será lançado mundialmente em 5 de junho de 2025.