O produtor da série Silent Hill, Motoi Okamoto, criticou o uso do rótulo “soulslike” para classificar Silent Hill f, apontando a “desonestidade” de quem utiliza o termo para descrever elementos comuns em jogos de ação.
As prévias recentes de Silent Hill f revelaram um jogo de horror com um componente de combate corpo a corpo mais sofisticado em comparação a outros da série, algo que levou alguns a classificá-lo como um “soulslike”, em referência aos jogos da FromSoftware, que de fato inspiraram inúmeros títulos nos últimos anos.
Em entrevista ao site IGN, Okamoto disse não concordar com quem chamou Silent Hill f de “soulslike” e afirmou que os elementos que os fãs viram nos vídeos “não são novos e exclusivaos de jogos soulslike”.
“Essa é uma das coisas que vemos – o termo soulslike – sendo bastante usado na internet”, disse Okamoto. “E eu acho que é um rótulo um pouco desonesto. Jogadores modernos veem coisas como: ‘Ah, tem um medidor de resistência, tem uma esquiva’, e pensam: ‘Ok, é um soulslike’. Mas, para ser bem honesto, muitas dessas coisas nós realmente tiramos de títulos clássicos de Silent Hill. Veja Silent Hill 4 – há um medidor de carga para seus ataques, como o nosso medidor de Foco. E até mesmo Silent Hill 3 tem um medidor de resistência.” Você verá isso mais tarde”.
“Essas coisas não são novas nem exclusivas de jogos soulslike”, acrescentou. “Elas fazem parte dos jogos de ação e terror há muito, muito tempo. Se você tem essas coisas, é rotulado como soulslike. E gostaríamos de reiterar que somos um jogo de terror e ação, mas não um soulslike”, afirmou o produtor de Silent Hill f.
Silent Hill f está sendo desenvolvido pela Konami em parceria com o Neobards Entertainment, estúdio que trabalhou como equipe de apoio à Capcom em jogos da série Resident Evil. O jogo também conta com design de criaturas e personagens de Kera, roteiro do escritor de When They Cry, Ryukishi07, e música do compositor habitual da série, Akira Yamaoka. O lançamento está previsto para 25 de setembro.