O diretor executivo da série Yakuza, Toshihiro Nagoshi, revelou que a Microsoft e a Nintendo rejeitaram Yakuza quando o projeto foi apresentado a elas mais de dez anos atrás. O jogo acabou sendo um grande sucesso, vendeu mais de um milhão de cópias e criou uma longeva franquia que se tornou popular principalmente no Japão, o mercado mais difícil para a Microsoft.
“Eu nunca disse isso antes, mas enquanto lançamos esse jogo com a Sony, eu fiz apresentações sobre ele para a Microsoft e a Nintendo”, revelou Nagoshi à revista Edge. “Naquela época, eles disseram: ‘Não, nós não queremos’. Agora eles dizem: ‘Nós queremos! (Risos)’. Eles não entenderam a razão pela qual eu criei o jogo”.
A série acabou encontrando uma casa nas plataformas da Sony, aparecendo pela primeira vez no PlayStation 2 e depois no PSP, PlayStation 3 e PlayStation 4. Recentemente, o produtor da série, Daisuke Sato, disse que é improvável que os Yakuza saiam para o Nintendo Switch, devido ao fracasso dos dois primeiros no Wii U. Mas o Xbox One segue sendo uma possibilidade para eles.
Nagoshi também teve alguma dificuldade para convencer a Sega de investir em sua ideia de criar um jogo para o público adulto masculino.
“Eu decidi que não me importaria se mulheres não gostassem do jogo; ou então que fosse proibido para crianças. Quando decidi tudo isso, o único alvo que restou foi o de homens japoneses… Demorou para convencer meus chefes”.
Além de criar um jogo voltado para o público limitado, Nagoshi também foi desafiado pelas dificuldades financeiras da Sega na época e precisou falar diretamente com o presidente da Sammy, que havia adquirido a empresa, para viabilizar o projeto.
“A Sega estava lutando por dinheiro e estava muito perto da falência, então se fundiu com Sammy. Assim que isso aconteceu, fui ver o novo dono e apresentei o jogo para ele, procurando sua aprovação. Profissionalmente, isso era altamente irregular e completamente errado. Mas eu sabia que se o dono dissesse sim, seria bom para toda a empresa. Eu consegui a aprovação dele, mas o nosso CEO ficou muito bravo (risos). Ele disse que era injusto”.
O produtor admitiu também que Yakuza foi inspirado por seu próprio estilo de vida. Ele gosta de beber e cortejar mulheres nas casas de “hostess” do Japão.
“Muitas vezes me perguntam como eu fiz toda a pesquisa, mas é a cultura japonesa… mas fiz algumas delas, sim. Eu gosto de beber. Eu também gosto de mulheres. Eu estava me divertindo muito na minha vida há muito tempo – seja para me livrar do estresse do trabalho ou para aprofundar a conexão com meus subordinados”.
O último jogo da série, Yakuza 6: The Song of Life, foi lançado em março para o PS4.