Os produtores de Silent Hill f revelaram que o jogo terá ênfase maior na ação e combate em comparação com os episódios antigos da série, visando atrair um público mais jovem.
Com menos de 12 milhões de jogos vendidos em todo o mundo desde 1999, segundo dados oficiais da Konami, a série Silent Hill ainda pode ser descrita como de nicho, apesar do enorme sucesso do remake de Silent Hill 2, que sozinho vendeu mais de 2 milhões de jogos para PS5 e PC. Com Silent Hill f, portanto, o objetivo da Konami é não apenas continuar com o trabalho de ressureição da série como usar a oportunidade para ampliar seu público.
“A série Silent Hill não é considerada um jogo com jogabilidade de ação estritamente divertida, mas como buscamos expandir nosso alcance para novos jogadores, começamos a nos perguntar como seria adicionar mais desses elementos ao jogo”, explica o produtor Motoi Okamoto ao site japonês Game Spark. “Jogos de ação desafiadores estão ganhando popularidade entre os jogadores mais jovens atualmente, então pensei que se incorporássemos esses tipos de elementos, também repercutiria entre aqueles que são novos na série”, acrescenta.
Al Yang, diretor do jogo, indica que essa ênfase na ação também é uma forma de diferenciar Silent Hill f dos jogos anteriores da série, e mais especificamente do recente remake de Silent Hill 2. “Não queríamos acabar recriando Silent Hill 2 repetidamente, e sabíamos que não havia sentido em continuar copiando-o. Então, para evitar repetir o que os grandes títulos anteriores fizeram, decidimos enfatizar mais o aspecto da ação”.
Silent Hill f traz muitas mudanças para a série, começando por seu cenário (uma pequena cidade japonesa na década de 1960) e a protagonista, uma jovem colegial japonesa. Não é a personagem mais propícia para empunhar armas de grande poder de destruição, portanto o combate em Silent Hill f promete ser mais aprofundado, embora limitado a armas corpo a corpo, como a indispensável barra de ferro.
Nas fases em que a personagem visita o sub mundo, seu arsenal incluirá uma naginata e as armas serão inquebráveis. No entanto, ao vagar pela cidade de Ebisugaoka, Hinako terá que lidar com um sistema de durabilidade que a forçará a trocar de arma ou usar um kit de reparo. A protagonista também terá que dominar mecânicas de esquiva e contra-ataque nunca antes vistas em um jogo Silent Hill.
“O combate tem uma nova mecânica de Sanidade e contra-ataques para atingir inimigos vulneráveis. Se você aperta o botão R2 durante os intervalos do combate, um contra-ataque é ativado. Ele não consome energia e, se dá certo, o inimigo é derrotado. Um efeito especial aparece no inimigo quando você pode realizar o contra-ataque. Embora o modo Foco consuma Sanidade, esse estado pode desacelerar o tempo e criar um intervalo maior, facilitando a execução do ataque de surpresa. Além disso, quando a barra de Foco de Hinako fica cheia, ela pode lançar um ataque poderoso com o botão R1, causando um dano considerável. O problema é que a Sanidade Máxima atual diminui, dificultando a ativação do modo Foco, então você precisa identificar os melhores momentos para usar esse ataque”, explicaram os produtores no blog do PlayStation.
Silent Hill f estará disponível em 25 de setembro de 2025 para PC, PS5, Xbox Series X|S.