Embora tenha um preço proibitivo para a maioria dos jogadores, o PlayStation 5 Pro teve um começo bom no Japão, superando as vendas do PS4 Pro em intervalo equivalente na semana de lançamento.
Na semana de 4 a 10 de novembro de 2024, o PlayStation 5 ficou no topo das vendas nas paradas japonesas, um feito alcançado apesar do aumento de preço do console no início setembro. Esta semana, porém, é uma exceção já que o lançamento do PS5 Pro deu grande impulso à plataforma da Sony. Apesar do preço de 120 mil ienes, que é proibitivo também para a maioria dos japoneses, a fabricante vendeu 78.086 unidades de sua máquina topo de linha. Como comparação, o PS4 Pro vendeu em sua época 65.194 unidades da semana de lançamento, e na ocasião custava menos da metade: 45.000 ienes.
Se esta tendência se confirmar no resto do mundo, o CEO Hiroki Totoki terá razão quando diz que as pré-encomendas do PS5 Pro eram “ligeiramente superiores” às do console de 2016.
Prejudicado por preço muito superior, o PS5 está atualmente 206.967 unidades atrás do PS4 no Japão, depois de ter liderado durante muito tempo a corrida.
No que diz respeito aos jogos, a Nintendo foi mais uma vez a líder do ranking semanal com Mario & Luigi: Brothership, que vendeu 63.441 cópias em mídia física.