O agravamento da situação do novo coronavírus e a quarentena forçada em alguns países da Europa está afetando o desempenho das redes de jogos para PC e consoles. No final da tarde de ontem, a Xbox Live chegou a ficar duas horas fora do ar após experimentar um pico anormal de acessos.
Por volta das 17:00 no horário de Brasília, quando já era noite na Europa, surgiram relatos de dificuldades para entrar na Xbox Live em todo o mundo. O problem acabou sendo resolvido totalmente três horas depois, quando se aproximava da meia-noite no velho continente.
Pelo Twitter, o chefe do Xbox, Phil Spencer, confirmou que houve um aumento no uso “em quase tudo” relacionado ao Xbox durante o fim de semana. O executivo aproveitou para elogiar o trabalho das equipes de TI no gerenciamento da manutenção dos serviços e acrescentou que “foi animador ver tantas pessoas usando os jogos como uma maneira de permanecer conectado durante esses tempos”.
Na Itália, Espanha e França o governo está recomendando que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade essenciais. Escolas, restaurantes, hotéis e a maioria do comércio estão fechados desde domingo pelo menos.
No domingo, a rede Steam registrou recorde de usuários ativos simultaneamente. Enquanto isso, um provedor de internet italiano relatou um aumento no tráfego de mais de 70%, com os jogos online fornecendo “uma grande contribuição” a essa anomalia.
CS: GO continuou a bater recordes no fim de semana, atingindo 1 milhão de jogadores simultâneos graças a uma combinação de crescente popularidade na China e maior número de pessoas que ficam em casa. Enquanto isso, o site pornô Porn Hub anunciou uma oferta gratuita de seu passe VIP aos italianos que estão confinados em suas casas.
Yea, usage is up on almost everything. Thanks go out to all the Ops/IT teams at all the companies that are working hard to keep everything running smoothly with all going on around them.
— Phil Spencer (@XboxP3) March 15, 2020