A Remedy Entertainment afirmou estar “insatisfeita” com as vendas de FBC: Firebreak até agora, mas ainda está disposta a trabalhar no jogo para conquistar um público maior.
Lançado em 17 de junho para PC, PS5 e Xbox Series X|S, FBC: Firebreak foi incluído desde o primeiro dia nas assinaturas do Xbox Game Pass e PlayStation Plus, o que significa que apenas os usuários do PC precisaram comprar o jogo caso quisessem experimentá-lo. Como resultado, a maioria do público no lançamento foi oriunda dos consoles, como confirmou agora o Remedy, e o PC teve pouca contribuição na base de usuários.
Em uma apresentação de resultados semestral publicado nesta terça-feira, a Remedy diz que FBC: Firebreak foi um sucesso técnico, pois atingiu mais de 1 milhão de jogadores nos primeiros 10 dias, mas um fracasso financeiro, já que a “maioria dos jogadores eram usuários do Xbox Series X|S e do PlayStation 5”.
Com a maior parte do público de FBC: Firebreak tendo experimentado o jogo pelos serviços de assinatura, a Remedy não contabilizou vendas significativas, mas recebeu “um acréscimo inicial dos contratos de serviço de assinatura com a Sony e a Microsoft”, isto é, um repasse de parte das receitas dos serviços de assinatura.
“No Steam, que foi planejado como o principal canal de vendas para o consumidor final no PC, o lançamento teve um desempenho abaixo do esperado”, reconheceu a produtora finlandesa.
Além do desempenho comercial ruim, FBC: Firebreak se saiu mal com a crítica, o que certamente inibiu o público no lançamento. Porém, a Remedy observa que as críticas diminuíram com o tempo e os jogadores que continuaram jogando estão mais satisfeitos agora.
“A experiência inicial de integração e a estrutura das missões do jogo resultaram em altas desistências iniciais de jogadores e um fluxo de avaliações negativas. À medida que os jogadores passavam mais tempo no jogo e lançávamos atualizações que o aprimoravam, o sentimento nas avaliações se tornou mais positivo”, explicou a produtora. “Comercialmente, não ficamos satisfeitos com as vendas para o consumidor final de FBC: Firebreak na fase de lançamento”.
Apesar do início titubeante, a Remedy ainda aposta no sucesso de FBC: Firebreak em longo prazo. “FBC: Firebreak foi projetado como um jogo que evolui com o tempo”, disse a Remedy. “Apesar do lançamento conturbado, acreditamos que temos um jogo sólido para desenvolver. Os jogadores que passaram mais de uma hora jogando o jogo fizeram avaliações positivas, mostrando que a experiência principal é divertida. Já lançamos patches e comunicamos como o jogo continuará a se desenvolver. Olhando para o futuro, uma ‘Atualização Principal’ maior no final de setembro será o próximo passo importante para FBC: Firebreak. Isso será apoiado por atividades de marketing direcionadas, que esperamos que aumentem o interesse no título. Estamos comprometidos em continuar trabalhando em FBC: Firebreak, interagindo com a comunidade e expandindo o jogo”.