O produtor de Resident Evil Requiem afirmou que o jogo manteve alguns elementos do projeto original, que foi concebido como um multiplayer online antes de se tornar o nono jogo da série principal.
Em entrevista ao site Press Start Australia, o produtor Masato Kumazawa comentou o protótipo do Resident Evil multiplayer criado por sua equipe não funcionou bem como jogo de terror, pois era muito “leve” neste aspecto, mas ao menos foi considerado muito divertido e, portanto, alguns elementos foram preservados na mudança para Resident Evil Requiem.
“Existem alguns elementos remanescentes, mas não podemos divulgar quais são nem como funcionam”, disse Kumazawa. “Analisando o jogo quando era multiplayer, o terror era muito leve. No entanto, naquela versão, criamos um jogo divertido”.
“Mas analisamos o jogo a fundo e nos perguntamos se um fã da franquia realmente gostaria dele, então concluímos que provavelmente não se divertiriam tanto. Esse é o motivo pelo qual o transformamos novamente em um jogo para um jogador. Mas, como era divertido, adicionamos elementos daquela versão ao jogo final para garantir que continuasse divertido”, explicou o produtor.
Quando perguntado sobre o que os fãs esperavam de um jogo Resident Evil, Kumazawa acrescentou: “Acredito que os fãs da franquia querem terror de sobrevivência e sentir medo. Essa é a principal coisa que eles desejam. Então, não podemos simplesmente adicionar novas skins e novos personagens e oferecer a mesma experiência. Não seria tão bom”.
Segundo Kumazawa, Resident Evil Requiem está em desenvolvimento há seis anos, o que inclui a fase em que foi testado como um jogo multiplayer. Isto confirma os rumores divulgados pelo perfil Dusk Golem, um notório vazador de novidades sobre a série Resident Evil no X.
Dusk Golem revelou repetidamente que RE9 (Resident Evil Requiem) começou como um jogo multiplayer online cooperativo em mundo aberto, ambientado em uma ilha fictícia inspirada em Singapura (chamado internamente de “Apocalypse”, que seria como um “RE8.5”). Esse conceito foi descartado por volta de 2020-2021, com o projeto sendo reiniciado para um single-player de survival horror. Ele nota ainda que Resident Evil Requiem é o Resident Evil mais ambicioso e de maior orçamento entre vários projetos que a Capcom tem conduzido em paralelo com múltiplas equipes, o que inclui novos remakes.
Resident Evil Requiem será lançado em 27 de fevereiro para PC, PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2.