A primeira avaliação de Final Fantasy XVI do mundo foi publicada pela revista japonesa Famitsu, que deu ao jogo uma nota quase perfeita.
Final Fantasy 16 recebeu as notas 10, 10, 10 e 9 dos quatro avaliadores, totalizando 39 em 40. Como comparação, apenas dois Final Fantasy já receberam nota maior, e portanto perfeita: Final Fantasy XII de 2006 e Final Fantasy XIII-2 de 2011.
Final Fantasy 16, no entanto, entra para um grupo seleto da série com uma pontuação de 39, acompanhando Final Fantasy X, Final Fantasy XIII, Final Fantasy Type-0, Final Fantasy 14: A Realm Reborn e Final Fantasy 7 Remake, o que mostra mais o mau gosto da publicação japonesa que um indicador de qualidade.
Em suas resenhas, os avaliadores da Famitsu revelaram que o Final Fantasy 16 tem duração de 35 a 40 horas, mas é possível chegar a 70 horas completando objetivos secundários.
Curiosamente, a Famitsu recentemente deu duas pontuações de 40 no espaço de um mês, primeiro a The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, depois contemplando Street Fighter 6 com os mesmos louros. Se houvesse um “GOTY” da revista considerando suas avaliações, Final Fantasy XVI estaria, portanto, fora do páreo.
Novas avaliações de Final Fantasy XVI serão publicadas ainda nesta quarta-feira, quando acaba o embargo mundial imposto pela Square Enix.
Final Fantasy 16 será lançado no PlayStation 5 na quinta-feira, 22 de junho. Uma demo jogável foi lançada na PlayStation Store na semana passada.