A Sony anunciou que o presidente da Sony Worldwide Studios, Shawn Layden, deixou a empresa após mais de trinta anos de serviços prestados.
Nos últimos anos, Layden foi a principal figura da Sony nas apresentações da E3 e chegou a assumir o cargo de presidente da Sony Computer Entertainment Japan, bem como CEO da Sony Computer Entertainment America após a saída de Jack Tretton em 2014.
O executivo trabalhava na Sony desde 1987 e seu primeiro cargo foi como assistente de comunicação do co-fundador da empresa, Akio Morita. Na era do PlayStation, Layden administrou o London Studio da Sony Computer Entertainment como produtor de 1996 a 1999, até ser promovido a vice-presidente da Sony Computer Entertainment Europe. Em 2007, ele se tornou presidente da Sony Computer Entertainment Japan, ocupando o cargo por três anos.
Após suceder Tretton como CEO da SCEA, Layden foi incumbido de comandar os estúdios mundiais da Sony na era do PlayStation 4. Durante sua gestão, foram lançados jogos consagrados como Horizon Zero Dawn, Uncharted 4 e The Last Guardian.
A Sony não explicou os motivos para a saída de Layden, nem anunciou seu sucessor por enquanto. No momento, a Sony Worldwide Studios é supervisionada pelo atual presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan. Ele trabalha em conjunto com Shuhei Yoshida, diretor da Worldwide Studios e um dos principais porta-vozes da marca PlayStation mundialmente.
It is with great emotion that we announce that Worldwide Studios Chairman Shawn Layden will be departing SIE. His visionary leadership will be greatly missed. We wish him success in future endeavors and are deeply grateful for his years of service. Thanks for everything, Shawn!
— PlayStation (@PlayStation) September 30, 2019