Após causar boa impressão em seu trailer de anúncio na semana passada, Silent Hill f teve alguns detalhes revelados através da classificação etária americana, a ESRB, que deu ao jogo o selo “Mature 17+”.
Silent Hill f marca tanto a ressurreição da franquia abandonada (sem contar o remake de Silent Hill 2) quanto o retorno do escritor Ryukishi07, um especialista no terror japonês moderno, autor de Higurashi When They Cry. Esta “visual novel” começa com cenas inocentes da vida no interior do Japão, antes de mergulhar em uma trama de assassinatos e terror. Não muito diferente do que a Konami parece vislumbrar para Silent Hill f, que se passa na cidade fictícia de Ebisugaoka, no Japão, na década de 1960, e terá como protagonista uma jovem colegial.
Ryukishi07 é reconhecido pelo terror psicológico de seus textos e pelo volume de sangue que pode haver neles. E aparentemente essas características se mantiveram em Silent Hill f, de acordo com a descrição de alguns momentos-chave pela ESRB.
“Este é um jogo de ação de survival horror no qual os jogadores assumem o papel de um estudante confrontando entidades sobrenaturais em uma cidade montanhosa japonesa dos anos 1960. De uma perspectiva de terceira pessoa, os jogadores exploram a cidade, resolvem quebra-cabeças, interagem com personagens e lutam contra criaturas inimigas (por exemplo, monstros humanoides, mutantes, criaturas míticas)”, descreve a ESRB.
“Os jogadores usam machados, pés de cabra, facas e lanças para se defender e matar criaturas inimigas em combate corpo a corpo. Efeitos de respingos de sangue ocorrem frequentemente quando os personagens são atacados; várias áreas retratam grandes manchas de sangue no ambiente e perto de cadáveres. Alguns ataques inimigos podem resultar no personagem do jogador sendo empalado no pescoço e/ou tendo seus rostos dilacerados”.
Atenção para possíveis spoilers no parágrafo a seguir.
“Às vezes, as cenas de corte retratam atos intensos de brutalidade e sangue: um personagem é queimado vivo em uma gaiola; uma mulher é marcada com ferro em brasa; entranhas são dispostas em pratos de maneira cerimonial; um personagem corta sua própria meia com uma serra; um personagem corta pedaços do rosto de outro personagem durante um ritual”, escreveu a ESRB em sua avaliação de Silent Hill f.
A ficha de Silent Hill f no Steam também menciona “representações de discriminação sexual, abuso infantil, assédio e alucinações induzidas por drogas”. Ou seja, a bucólica e aparentemente tranquila Ebisugaoka tem tudo para ser uma Silent Hill piorada.
Silent Hill f será lançado para PC, PS5 e Xbox Series X|S em data ainda indefinida.