A Sony confirmou que está negociando a compra da Kadokawa, a empresa japonesa de mídia que é dona da FromSoftware e editora de vários animes e mangás populares.
A negociação foi revelada pela primeira vez em uma reportagem da Reuters em novembro e em seguida foi confirmada pela própria Kadokawa, que informou ter recebido uma proposta da Sony. Hoje, um porta-voz da Sony comentou: “É verdade que fizemos uma declaração inicial de intenção. Nós gostaríamos que vocês nos permitissem nos abster de mais comentários”.
Uma reportagem da revista japonesa Bushun acrescenta que os funcionários da Kadokawa estão vendo com bons olhos a ideia da empresa ser comprada pela Sony, devido a insatisfação com a gestão atual da empresa. No ano passado, foi revelado que os executivos da Kadokawa pagaram quase US$ 3 milhões de fiança a um grupo de hackers russo autor de um cyber-ataque aos sites da Kadokawa e da plataforma de vídeos Niconico (subsidiária da Kadokawa). Mesmo após o pagamento, as informações roubadas no ataque, que incluíam dados sensíveis dos funcionários da empresa, foram publicadas na internet. Como consequência, as ações da Kadokawa tiveram forte desvalorização.
Além disso, um executivo da empresa foi condenado no ano passado por suborno a um membro do comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio 2020.
Na opinião do analista Takahiro Suzuki, ouvido pela Bushun, a venda da Kadokawa poderia trazer problemas maiores aos funcionários insatisfeitos com a atual gestão.
“A Kadokawa perderá sua independência, e a administração se tornará mais rigorosa”, disse Suzuki. “Se eles quiserem continuar desenvolvendo seus negócios tão livremente quanto têm feito até agora, [a aquisição] seria uma má escolha. Eles teriam que estar preparados para publicações que não levem à criação de PI sendo colocadas sob escrutínio”.