A Sony contratou a AMD para projetar e fabricar o chip do PlayStation 6, de acordo com uma reportagem da agência Reuters.
A escolha pela AMD, em uma licitação iniciada em 2022 e que considerou também a Intel e Broadcom, seria justificada pela intenção da Sony de manter a retrocompatibilidade do novo console com o PS5, que também usa um sistema personalizado em um chip (SoC) da AMD.
“Mudar da AMD, que fez o chip do PlayStation 5, para a Intel teria arriscado a compatibilidade com versões anteriores, o que foi um assunto de discussão entre engenheiros e executivos da Intel e da Sony”, diz a reportagem.
“Garantir a compatibilidade com versões anteriores do PlayStation teria sido caro e exigiria recursos de engenharia. Permitir que os usuários do PlayStation joguem jogos que compraram para sistemas mais antigos é um recurso que a Sony geralmente inclui em um sistema de próxima geração”.
A Intel, que enfrenta uma crise desde a introdução de sua nova geração de processadores, teria mobilizado seus engenheiros e executivos para apresentar uma proposta à Sony em 2022, mas esta não se mostrou tão atrativa ao comando do PlayStation, devido não apenas aos desafios de compatibilidade com o PS5 mas também às margens de lucro que a Intel tiraria de cada chip vendido.
Em resposta à reportagem da Reuters, um porta-voz da Intel disse: “Discordamos veementemente dessa caracterização, mas não vamos comentar sobre nenhuma conversa atual ou potencial com clientes.
“Temos um pipeline de clientes muito saudável em nossos negócios de produtos e fundição, e estamos totalmente focados em inovar para atender às suas necessidades”.
A notícia chega menos de uma semana após a Sony anunciar o PS5 Pro, console que será uma atualização de hardware intermediária de geração e que causou surpresa pelo preço alto no lançamento (US$ 700 nos Estados Unidos e 800 euros na Europa). O lançamento do PlayStation 6 estaria, portanto, ainda longe, e se a Sony mantiver o padrão das últimas gerações, que têm durado sete anos, o novo console não chegará antes de 2027.
Embora seja um plano de longo prazo, o PlayStation 6 já tem ao menos um grande jogo confirmado: Physint, o novo jogo de espionagem do criador de Metal Gear, Hideo Kojima.