A Sony registrou uma nova patente para um “dispositivo de controle” capaz de rastrear os dedos do usuário do PlayStation VR, semelhante aos controles dos headsets da Oculus e da Valve.
De acordo com a patente, o controle descrito pode detectar “a proximidade ou o contato de um dedo e emitir um sinal de detecção indicando o estado de proximidade ou contato deste dedo”.
Em teoria, isso permitiria aos usuários pegar objetos no jogo segurando o controle, semelhante ao que já existe nos controles do Oculus e Valve Index.
Na parte frontal do dispositivo, existem quatro botões de face e o que pode ser um quinto botão maior ou um stick analógico.
O PlayStation VR foi lançado em outubro de 2016 e já vendeu cinco milhões de unidades em todo o mundo. O headset atual será compatível com o PlayStation 5, mas é bem provável que a Sony lançará um sucessor mais moderno no console da próxima geração.
Uma patente publicada pela Sony em 2019 mostra planos para um headset que inclui duas câmeras frontais e uma câmera traseira, além de controladores Sony Move atualizados que também podem possuir uma câmera embutida.
O PlayStation 5 será lançado no final de 2020, se o coronavírus não atrapalhar.