Uma nova patente registrada pela Sony mostra que a empresa está considerando o uso da inteligência artificial e seus valiosos algoritmos para reduzir o “lag” nos jogos.
Maior inimigo dos jogos online ou de ritmo, o atraso de entrada geralmente dura alguns milissegundos, mas é o suficiente para comprometer a fluidez da jogabilidade. A patente da Sony se baseia no uso da inteligência artificial e “aprendizado de máquina” para tentar prever as próximas ações do usuário, de acordo com seu modelo comportamental.
Os dados para o modelo preditivo poderiam ser coletados por uma câmera que detecta os movimentos do jogador ou simplesmente por análise e refinamento dos dados de “input” comuns, transmitidos pelo controle.
Além da patente para reduzir o lag com uso de IA, outras patentes recentes da Sony reveladas agora dizem respeito à criação de contas online falsas para capturar trapaceiros ou ajustes em tempo real na dificuldade de sequências específicas para facilitar a progressão dos jogadores. Mas o mais curioso provavelmente é um acessório que transformaria o controle DualSense em uma arma, com o espaço entre os botões R1 e R2 sendo usados como mira pelo jogador.
Patentes na maioria das vezes não se tornam produtos ou acabam como tecnologias úteis, mas não deixa de ser interessante ver o que os engenheiros da Sony estão criando.