As discussões sobre a compra da Kadokawa pela Sony estão por ora concluídas, com as duas partes tendo anunciado hoje uma parceria estratégica e um acordo que permitirá que a Sony se torne a maior acionista da controladora da FromSoftware, com 10% das ações.
Embora se falasse nos bastidores de uma aquisição total da Kadokawa pela Sony, as negociações foram concluídas com um acordo que permitirá à dona do PlayStation aumentar sua influência sobre partes estratégicas da editora japonesa, especificamente a produção de animes e os jogos da FromSoftware.
O acordo assinado nesta quinta-feira permitirá à Sony adquirir 12.054.100 novas ações da Kadowaka, por aproximadamente 50 bilhões de ienes (ou aproximadamente 318 milhões de dólares). Com isso, a Sony se torna a maior acionista da Kadokawa, com 10% das ações no total, que incluem as ações já detidas pela Sony desde fevereiro de 2021.
Com estes 10%, a Sony pretende beneficiar de um maior poder de decisão na Kadokawa, e os objetivos já foram citados no comunicado de imprensa da gigante japonesa: “A Kadokawa e a Sony têm colaborado historicamente em vários projetos e, através deste capital e aliança comercial, pretendem fortalecer ainda mais sua colaboração para maximizar o valor das propriedades intelectuais (IP) das duas empresas em escala global. Isso inclui uma colaboração mais ampla e profunda, como potenciais investimentos conjuntos em conteúdo, descoberta conjunta de novos criadores e promoção conjunta de novas adaptações de mídia das propriedades intelectuais de ambas as empresas. No futuro, as duas empresas planejam discutir iniciativas colaborativas específicas, como a adaptação de IPs da Kadokawa em filmes globais de ação ao vivo e séries de televisão, a coprodução de obras de animação, a expansão da distribuição global das obras de animação da Kadokawa por meio do Sony Group, a desenvolvimento da publicação de jogos da Kadokawa, bem como o desenvolvimento de recursos humanos para promover e expandir a produção virtual”.
Takeshi Natsuno, CEO da Kadokawa Corporation, comentou que está “feliz em concluir este acordo de aliança com a Sony. Espera-se não apenas fortalecer ainda mais nossas capacidades de criação de IP, mas também aumentar nossas opções de mix de mídia para nossos IPs com o suporte da Sony para expansão global. Isso nos permitirá apresentar nossas licenças a um número maior de usuários ao redor do mundo. Estamos convencidos de que esta colaboração contribuirá muito para maximizar o valor das nossas licenças e aumentar o nosso valor corporativo a médio e longo prazo. Faremos o máximo para garantir que nossos esforços colaborativos com a Sony produzam resultados significativos no mercado global”.
Pelo lado da Sony, o presidente, COO e CFO Hiroki Totoki comentou: “Graças a esta aliança, nos tornaremos o maior acionista da Kadokawa, que cria uma ampla gama de licenças, incluindo publicações e livros, como romances e histórias em quadrinhos, assim como jogos e animes. Ao combinar o amplo ecossistema de licenciamento da Kadokawa com os pontos fortes da Sony, que promoveram a expansão global de uma ampla gama de entretenimento, incluindo anime e jogos, planejamos trabalhar em conjunto para concretizar a estratégia ‘Global Media Mix’ da Kadokawa, que visa maximizar o valor de seus IPs, bem como a visão de longo prazo da Sony, a ‘Visão de Entretenimento Criativo'”.
O acordo entrará em vigor a partir de 7 de janeiro de 2025.