A impressão de que a Sony tem mais um desastre em construção com Marathon ganhou mais força no fim de semana, quando o podcast Sacred Symbols, do ex-jornalista do IGN Colin Moriarty, revelou que a campanha publicitária do jogo teria sido abortada.
Quando a Sony e a Bungie apresentaram os primeiros vídeos da jogabilidade de Marathon no mês passado, tudo parecia indicar que havia um plano bem organizado para o lançamento do jogo em 25 de setembro, com testes alfa e beta sendo realizados até lá. Mas a reação negativa do público, que deixou claro o desinteresse por mais um jogo multiplayer de extração, somada aos relatos de um ambiente de trabalho ruim na Bungie e à má repercussão do teste alfa recente, deixaram dúvidas sobre a viabilidade do jogo.
O cenário já bem negativo tornou-se ainda mais caótico na semana passada, quando uma artista escocesa revelou que a Bungie copiou seu trabalho na construção da identidade visual do jogo. O estúdio admitiu a falha e prometeu que fará justiça à artista, mas o plágio é tão amplo que uma solução não parece tão simples.
Segundo fontes do jornalista do Sacred Symbols, a Sony não teria mais uma campanha de marketing para o jogo até o suposto lançamento em setembro, o que indica até a possibilidade de um cancelamento.
“Alguém familiarizado com planos de marketing em um importante mercado internacional me disse que não há mais planos de fazer marketing pago para Marathon”, disse o Moriarty. “Não sei se esses planos foram afetados pelo que aconteceu recentemente ou se esse sempre foi o plano ou algo assim, mas é considerado uma atitude bastante incomum para um jogo desse porte”.
O jornalista Paul Tassi, da Forbes, corroborou a informação e adicionou o que suas fontes lhe disseram: “Ouvi dizer que todo o plano de marketing foi descartado e que foi preciso recomeçar do zero, e que planos como o lançamento de um novo trailer na pré-venda e um grande beta público um mês antes do lançamento não estavam acontecendo. Não ouvi nada sobre todo o marketing pago ter sido apagado, mas não ficaria surpreso se as coisas terminassem assim”.
Com toda a negatividade em torno de Marathon no momento, parece altamente improvável que a Bungie consiga honrar sua data de lançamento original de 23 de setembro. Afinal, esta é a quarta vez que a Bungie se envolve em um caso de plágio, e será necessário fazer mudanças significativas no jogo, particularmente na interface do usuário, antes de um possível lançamento comercial.
As informações oficiais não tardarão a chegar: o estado catastrófico do projeto e, principalmente, sua péssima percepção pública devem agora levar o estúdio a se comunicar sobre o assunto em breve.