A Square Enix anunciou o cancelamento de alguns jogos em desenvolvimento, entre eles Kingdom Hearts: Missing Link, que estava sendo desenvolvido para plataformas móveis, como parte do plano de uma mudança estrutural que visa centralizar o desenvolvimento e priorizar a “qualidade em vez de quantidade”.
A empresa reiterou sua nova estratégia nesta quarta-feira, durante apresentação de resultados do último trimestre, que trouxe um declínio de 8,9% nas vendas, mas um aumento de 24,6% no lucro, consequência de menores despesas com desenvolvimento e uma linha de lançamentos mais enxuta, que teve Dragon Quest III HD-2D Remake como grande destaque.
Embora os planos da Square Enix sejam de médio e longo prazo, a intenção de tornar seus jogos AAA multiplataforma e focar na produção de menos jogos, mas melhores, já foi validada pelo sucesso de Dragon Quest III HD-2D Remake, uma produção mais modesta, multiplataforma e com enorme potencial de retorno financeiro. A empresa também não amargou fracassos comerciais como nos anos anteriores, quando lançou Forspoken, AAA exclusivo do PS5 que foi um fiasco, e Final Fantasy XVI, uma decepção menor, mas ainda um mau negócio dado o orçamento AAA e a limitação das vendas ao PS5 e PC.
A estratégia de qualidade sobre quantidade será implementada ao longo dos próximos três anos e os resultados são esperados para o final do ano fiscal encerrado em março de 2027, quando a empresa estará em condições de lançar “títulos importantes, principalmente em IPs-chave” de forma consistente.
O plano envolve o cancelamento de vários projetos considerados incompatíveis com a nova estratégia, entre eles o jogo para dispositivos móveis Kingdom Hearts: Missing Link.
“Embora tenhamos trabalhado arduamente no desenvolvimento e nos ajustes do jogo na esperança de que ele fosse apreciado por muitos jogadores, determinamos que seria difícil oferecer um serviço que os jogadores considerassem satisfatório por um longo período, o que nos levou a decidir cancelar o desenvolvimento”, anunciou a Square Enix.
“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para expressar nossos agradecimentos a todos que nos deram apoio e assistência durante os múltiplos testes beta fechados. Lamentamos profundamente ter que fazer este anúncio”.
A editora enfatiza que “a série Kingdom Hearts continuará” e que ainda está “trabalhando arduamente em Kingdom Hearts IV”.
“Sob a nova estrutura de gestão, revisamos todos os projetos em nossos estúdios nacionais, incluindo títulos HDG e SD, e decidimos descontinuar o desenvolvimento de alguns títulos e investir fundos adicionais em títulos que exigem refinamento, implementando assim uma estratégia de seleção e concentração de recursos de desenvolvimento”, explicou a empresa.