Após reapresentar Dragon Quest III HD-2D Remake em um trailer na última Nintendo Direct, a Square Enix revelou mais detalhes sobre este remake, previsto para sair em 17 de novembro no PC e consoles.
Segundo o produtor da série, Yuji Horii, o objetivo deste remake HD-2D é permanecer fiel ao título original, ao mesmo tempo que faz os ajustes necessários para acomodar os novatos na série Dragon Quest. Sendo o jogo original limitado à parca memória do Famicom/NES, o cenário do remake foi reformulado e ampliado sob a supervisão de Horii, para se adequar aos padrões modernos. E enquanto a arte de Akira Toriyama e do compositor Koichi Sugiyama foram preservadas, foi confirmado que a trilha-sonora foi re-orquestrada pela Orquestra Sinfónica Metropolitana de Tóquio.
Dragon Quest 3 HD-2D Remake está sendo desenvolvido em colaboração com o Artdink, estúdio de Triangle Strategy, que também será responsável por Dragon Quest 1 & 2 HD-2D Remake na sequência da saga. A outra pequena mudança entre o vídeo de anúncio de 2021 e o desta semana está no início da sequência de luta. A Square Enix parecia ter inicialmente considerado um ângulo isométrico que lembrava Suikoden, mas essa encenação desapareceu na versão final, onde a câmera permanece atrás das costas dos personagens antes de mudar para visão em primeira pessoa quando a luta em si começa.
E falando sobre as lutas, estas poderão ser apreciadas em três velocidades: “normal”, “rápido” e “ultra-rápido”, sem esquecer uma funcionalidade de combate automático que é sempre útil quando os confrontos são apenas uma formalidade. A possibilidade de salvar o jogo a qualquer momento também está confirmada, e ainda há salvamento automático por segurança.
Já o nível de dificuldade será opcional e oferecido em três: o modo mais fácil (Dracky Quest) aumenta o poder do jogador e evita a regeneração de certos chefes, enquanto o modo mais difícil (Draconian Quest) oferece menos experiência e dinheiro no final das lutas enquanto dá mais pontos de vitalidade aos chefes. O modo normal (Dragon Quest), será um meio-termo entre os dois. Será possível ajustar a dificuldade a qualquer momento.
A maior novidade quando se trata dos menus é uma nova tela de mapa. Você pode se orientar no mundo do jogo exibindo um mapa completo a qualquer momento, enquanto um mini-mapa está aninhado em um canto da tela para facilitar a exploração. Os mapas também darão instruções sobre os destinos a seguir para progredir na história principal. Aqui, novamente, os puristas terão a opção de desativar o mini-mapa.
Tutoriais em forma de pop-ups explicarão certas especificidades de Dragon Quest aos novatos. Por exemplo, haverá a explicação de que é necessário ir à igreja para ressuscitar um personagem. Esses pop-ups também orientarão os novatos no gerenciamento de inventários de itens de personagens, já que os membros do grupo ainda podem acessar apenas os itens que possuem.
E finalmente, haverá modos gráficos no PC, PS5 e Xbox Series que permitem alternar entre resolução 4K ou taxa de quadros por segundo mais constante, sempre com meta de 60 fps.