A Square Enix trouxe novos detalhes sobre Final Fantasy XVI, especificamente sobre o uso do controle DualSense e o aproveitamento de outros recursos do PlayStation 5.
Em uma entrevista ao PlayStation Blog, o diretor Hiroshi Takai disse que o que mais lhe impressionou no PS5 foi a abundância de memória e a velocidade do SSD. “Eu já trabalhei com muito hardware ao longo dos anos, e vários modelos não conseguiram atingir o equilíbrio correto entre capacidade do hardware e da memória. No entanto, o PS5 é diferente. Ele tem memória instalada suficiente para tirar o máximo do hardware. Sobre o SSD, eu fiquei muito impressionado com a rapidez dele enquanto a gente desenvolvia o jogo”, comentou o diretor.
Falando sobre como essa memória e o SSD serão usados em FF16, Takai explicou que o nível de detalhamento do cenário, personagens, luz e sombras só é possível em um hardware como o PS4.
“Clive, o protagonista do FFXVI, pode usar uma grande quantidade de ataques, e as animações e os efeitos deles também cabem na memória. As transições suaves entre gameplay bastante intenso para sequências cinematográficas tão intensas quanto, e vice-versa, não seriam possíveis se não fosse pela velocidade do SSD”, disse ele.
Sobre o DualSense, Takai exemplificou como os gatilhos adaptáveis e o feedback tátil serão usados em Final Fantasy XVI.
“Há certos momentos do jogo em que o jogador terá que abrir portas pesadas ou erguer portões levadiços, e nós usamos os gatilhos adaptáveis para mostrar esse esforço e resistência. Eles também são usados ao andar de chocobo. A resposta tátil pode produzir vibrações bem sutis, que usamos para criar um sensação de maior presença nas sequências cinematográficas. Convertemos os efeitos sonoros usados em cada cena em dados de resposta tátil, que nos permitem representar detalhes que nunca foram possíveis antes, como movimentos do ar”.
A Square Enix também anunciou que o desenvolvimento de Final Fantasy XVI foi concluído e o jogo “foi a ouro”, isto é, está pronto para ser distribuído em mídia física e digital. O trabalho foi concluído com boa antecedência, já que o lançamento do jogo está marcado para 22 de junho.