A Square Enix admitiu que as vendas de Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16 ficaram abaixo das expectativas.
Em um briefing publicado hoje, a empresa reitera as informações compartilhadas com seus investidores em maio, quando o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, lamentou a performance dos dois projetos muito ambiciosos na série Final Fantasy.
“No subsegmento de jogos em HD, lançamos vários títulos novos, incluindo títulos importantes como Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth, mas os lucros infelizmente não atenderam às nossas expectativas”, comentou Kiryu.
As vendas decepcionantes de Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16 colocaram mais pressão sobre os estúdios e executivos da Square Enix, que desde o ano passado têm acumulado fracassos de projetos ambiciosos, como foram os casos de Forspoken, que resultou no encerramento do estúdio Luminous Productions, e de Foamstars, jogo que ambicionava repetir o sucesso de Splatoon da Nintendo, mas não conseguiu público suficiente nem quando foi oferecido gratuitamente aos assinantes da PlayStation Plus no começo do ano.
Na mesma reunião em maio, a Square Enix anunciou que estava “buscando agressivamente” uma estratégia multiplataforma, após se comprometer com as exclusividades de Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16 no PlayStation 5.
Embora a Square Enix não tenha divulgado os números de vendas de cada jogo, a consultoria Circana apurou que Final Fantasy 7 Rebirth ficou muito atrás das vendas da primeira parte de Final Fantasy 7 Remake.
Um alento para a editora veio com a expansão Dawntrail de Final Fantasy 14, que foi lançada em julho para um MMO que continua entregando bons resultados financeiros. Além disso, a estratégia multiplataforma já está em curso e uma versão de Final Fantasy 16 para PC foi lançado ontem.