A Square Enix parece segura do sucesso de Final Fantasy 16, após contabilizar vendas “extremamente fortes” na fase de lançamento.
Lançado em 22 de junho, o RPG exclusivo do PlayStation 5 vendeu 3 milhões de cópias em todo o mundo em menos de uma semana. O desempenho foi similar ao do lançamento anterior na série, Final Fantasy 7 Remake, que alcançou 3,5 milhões de unidades enviadas em dez dias, mas ficou abaixo do que Final Fantasy 15 conseguiu em 2016, quando vendeu 5 milhões no mesmo intervalo de tempo.
Mas a própria Square Enix lembrou que os dois jogos anteriores foram lançados para plataformas com maior base instalada que o PS5. No caso de Final Fantasy 15, o lançamento foi multiplataforma.
“Com 38 milhões de consoles PS5 vendidos globalmente (em 31 de março de 2023), as vendas de Final Fantasy 16 ultrapassaram 3 milhões de unidades em todo o mundo vários dias após seu lançamento em 22 de junho de 2023”, disse a Square Enix.
“Levando em consideração os números de vendas do aclamado Final Fantasy 7 Remake e a diferença de tamanho da base de instalação do PlayStation 4 na época do lançamento deste título, podemos ver que a taxa de anexação de Final Fantasy 16 é consideravelmente alta, dada a base de instalação do PS5. A Square Enix considera os resultados iniciais de vendas de Final Fantasy 16 extremamente fortes e continuaremos a realizar uma ampla gama de iniciativas para incentivar ainda mais pessoas a jogar o jogo”.
Final Fantasy 16 também teve um pequeno obstáculo em potencial à suas vendas, que foi a classificação etária para adultos, algo inédito na série.
As criticas a Final Fantasy 16 foram em sua maioria positivas, embora mais uma vez o jogo tenha ficado distante do padrão de aclamação dos episódios antigos da série. Final Fantasy 16 está com 87% de média no agregador Metacritic.