Mais um dia, mais um estúdio chinês revelando um novo RPG de ação “soulslike” com belos gráficos e alto valor de produção. O nome da vez é Sword of Legends, que soará desconhecido para o público ocidental, mas familiar aos orientais, já que se trata do quarto jogo na série GuJian, que estreou em 2010 e fez sucesso a ponto de render uma versão para Xbox One quatro anos mais tarde.
O jogo do estúdio Shanghai Aurogon é descrito como um RPG de ação que “não é um Soulslike nem um jogo de mundo aberto, mas sim um RPG de ação estruturado como uma experiência ‘wide linear’: um formato que oferece progressão guiada, mas com liberdade suficiente para que o jogador explore e avance em seu próprio ritmo”. A narrativa de fantasia “wuxia”, gráficos de ponta e ambientação cinematográfica – características já bem conhecidas de produções como Black Myth Wukong e Wuchang: Fallen Feathers – são a aposta do estúdio de Xangai, que agora pretende explorar também os consoles com seu novo lançamento.
Diferente das histórias anteriores da série, Sword of Legends coloca o jogador no papel de um “Underworld Enforcer” — uma figura encarregada de transitar entre os reinos dos vivos e dos mortos. A missão é conduzir almas perdidas, ajudando-as a resolver arrependimentos e encontrar o descanso final.
Durante a jornada, o jogador encontrará personagens icônicos do folclore chinês, como os guardiões Cabeça de Boi e Rosto de Cavalo (Ox-Head e Horse-Face), que atuam como companheiros em combates e momentos narrativos. Cada alma conduzida carrega uma história profundamente pessoal, como a mulher vista no trailer, dançando diante de sinos de bronze, incapaz de se desapegar do mundo terreno.
Swords of Legends promete uma narrativa cinematográfica rica, com cutscenes de alto nível, missões secundárias e exploração profunda, expandindo o universo além da campanha principal. A jogabilidade será baseada em um sistema de captura de almas e o jogador pode capturar espíritos de monstros e invocá-los em batalhas, realizando ataques combinados em cooperação com companheiros como o Ox-Head e o Horse-Face.
O combate não busca ser punitivo ou exclusivamente baseado em reflexos de alto nível, mas sim acessível, estratégico e recompensador, permitindo que jogadores de diferentes níveis de habilidade se divirtam enquanto fortalecem seus personagens.
Swords of Legends está sendo desenvolvido no Unreal Engine 5, com foco em fidelidade gráfica e animações detalhadas, algo que o trailer de estreia consegue exemplificar bem. O jogo entrou em produção intensiva apenas em 2024, portanto ainda está longe de ser lançado. A exemplo de seus conterrâneos criadores de Black Myth: Wukong, o Shanghai Aurogon espera que o primeiro trailer sirva também como convite para novos talentos se unirem à equipe de desenvolvimento.