Um grupo de pesquisadores da Intel está desenvolvendo uma tecnologia que pode permitir gráficos foto-realistas nos jogos em um futuro próximo.
Usando GTA 5 como exemplo, o Intel Labs demonstrou a tecnologia que combina filtros de imagem com uma inteligência artificial capaz de interpretar o realismo de imagens em comparação com cenas reais.
A maioria dos dados e descobertas da equipe do Intel Labs durante a construção dessa nova técnica de aprimoramento de imagem está disponível na página do projeto e em um white paper muito detalhado. Mas, para tornar as coisas um pouco mais fáceis de entender, a equipe também criou um vídeo que explica o processo usando GTA 5 como exemplo.
A imagem do jogo aprimorada pela tecnologia Enhancing Photorealism Enhancement é capaz de confundir até mesmo um olho bem treinado, embora não seja necessariamente mais nítida que um jogo comum. Os artifícios usados incluem borrões e sujeira que normalmente é difícil reproduzir em gráficos 3D, além de brilhos e reflexos posicionados estrategicamente pela IA.
No site do projeto o Intel Labs apresenta ainda mais imagens de comparação, incluindo filtros que preservam as cores mais naturais da cena.
Sendo um projeto ainda experimental não se sabe se a tecnologia encontrará interessados em sua aplicação em um futuro próximo.