Faltando exatamente um mês para o lançamento de Visions of Mana, a Square Enix e o Ouka Studio divulgaram um novo trailer que mostra mais de cinco minutos de cenas inéditas do jogo, destacando o sistema de “recipientes elementais”, que dará aos jogadores a capacidade de criar classes de personagens com base em oito elementos.
Representando a Terra, a Luz e a Escuridão, os “recipientes elementais” (elemental vessels) apresentados no trailer são ferramentas imbuídas de poder elemental, que permitem ao jogador conjurar magias como congelar o tempo ou causar dano com estilo, além de definir a classe de personagens com base em suas propriedades.
“Desde o início da série, os jogos Mana apresentam várias armas e feitiços mágicos para o jogador empunhar — bem como sistemas de crescimento de personagem RPG agradáveis. Então, era importante que as pessoas sentissem esses elementos fortemente em Visions of Mana também”, comentou o produtor Masaru Oyamada.
“Um dos elementos mais importantes dos jogos Mana é a sensação de que você está interagindo com os elementais (espíritos que controlam elementos como vento, fogo ou escuridão). Isso está no cerne do design de Visions of Mana e é algo que foi muito importante para mim. É uma parte tão vital da identidade distinta da série Mana, e se as batalhas não capturassem isso, o jogo não teria sentido algum”, acrescentou o diretor Ryosuke Yoshida.
“Em Visions of Mana, focamos o fluxo da batalha em torno do uso dos Elemental Vessels — armas potentes infundidas com magia elemental. Esses artefatos usam os poderes do Elemental para manifestar forças primitivas misteriosas, como prender o inimigo em bolhas de água ou prendê-lo no ar com rajadas de vento. Os efeitos que eles criam também podem ser alterados de várias maneiras por meio das ações do jogador, o que cria uma dinâmica divertida em que parece que você está interagindo com os Elementais enquanto luta”, explicou o diretor.
“Quando estávamos pensando em como projetar o sistema de batalha, não olhamos apenas para o combate isoladamente”, diz Yoshida. “Em vez disso, tentamos fazer algo que se ligasse intimamente ao conceito geral que foi decidido para o jogo. Mecânicas centrais como alternar entre três membros do grupo na batalha, usar menu de anel e atalhos são inspirados por elementos de jogos Mana anteriores. No entanto, eu tinha um forte desejo de dar mais peso à alternância entre diferentes personagens durante o combate”.
“Uma maneira de fazer isso, por exemplo, foi por meio dos Elemental Vessels e as opções de jogo que eles oferecem. Você tem um grupo de três personagens e pode equipar cada um com um Elemental Vessel diferente que manifesta efeitos diferentes. É possível acompanhar depois de usar um desses efeitos alternando e usando um poder elemental diferente para criar uma habilidade composta ainda mais potente. Dessa forma, criamos motivação e benefícios para o jogador alternar entre diferentes personagens na batalha”.
“Dito isso, tomamos cuidado para não tornar isso tão importante a ponto de a troca se tornar obrigatória. Para isso, evitamos criar inimigos que não podem ser derrotados a menos que você alterne entre personagens”, comentou o diretor.
Sobre os artefatos elementais, estes serão uma interpretação dos oito elementos que sempre apareceram na série Mana, como explica Oyamada: “A série Mana sempre apresentou oito elementais distintos, cada um incorporando uma das forças centrais que moldam o mundo. Naturalmente, então, haveria oito recipientes que abrigam cada um de seus poderes. Tivemos muitas ideias interessantes para diferentes objetos para usar, mas, no final das contas, visamos criar designs que capturassem melhor os aspectos interessantes de cada elemental”.
Como exemplo, o conceito para o “recipiente da Terra” é de defesa e este, quando usado, envolve o jogador em um escudo sólido e rochoso que protege contra ataques, enquanto o de luz servirá para refletir luz e dano entre vários inimigos.
Visions of Mana será lançado em 29 de agosto para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X|S.