A Ubisoft ainda não decidiu qual será o nome de sua nova subsidiária financiada pela Tencent, que passará a controlar as principais franquias da marca, como Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six. Os co-presidentes da nova empreitada, Christophe Derennes e Charlie Guillemot, estão convidando os funcionários a encontrarem o nome ideal para esta empresa, ou melhor, para esta “casa criativa”, o termo usado internamente para organizar esta nova Ubisoft.
Em uma declaração endereçada aos funcionários da Ubisoft, Derennes explicou que “o princípio das casas criativas é adotar uma abordagem mais prática e permitir que nossas equipes sejam mais criativas e empreendedoras. Como cada casa criativa obviamente precisará ter seu próprio nome — e esta é uma ótima oportunidade para demonstrar criatividade — nosso primeiro passo como co-líderes será convocar nossas futuras equipes para nos ajudar a nomear nossa casa”.
Embora a finalidade inicial da criação desta empresa fosse separar os ativos mais valiosos da Ubisoft e que interessariam à Tencent como investidora, a gestão da Ubisoft considera a oportunidade de uma reforma organizacional mais ampla, que resultará em “casas criativas”, no plural, atuando com mais autonomia.
A empresa financiada pela Tencent será, portanto, apenas a primeira dessas casas. O plano de longo prazo da Ubisoft é dividir suas operações em estruturas diferentes, de escala mais humana.
“A nova subsidiária anunciada no início deste ano, responsável por nossas principais marcas – Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six – é a primeira dessas Casas Criativas. Essas unidades de negócios fortalecerão a qualidade, o foco, a autonomia e a clareza de responsabilidades, ao mesmo tempo em que promoverão maior proximidade com os jogadores. A finalização da transação com a Tencent está progredindo bem e, sujeita à aprovação regulatória, deve ser concluída até o final de 2025”, explica Yves Guillemot, que nomeou seu primo e filho para liderar esta futura empresa.
Em relação aos resultados do primeiro trimestre, o CEO da Ubisoft trouxe boas e más notícias. Do lado positivo, Assassin’s Creed Shadows atendeu às expectativas e já vendeu mais de 5 milhões de cópias. O jogo será complementado pelo lançamento da expansão Claws of Awaji, que oferecerá mais de 10 horas de novo conteúdo, além de uma nova arma e novas habilidades. Mantendo o suspense, a Ubisoft também confirmou que o jogo será lançado em outras plataformas, quase certamente o Switch 2. No entanto, embora Rainbow Six Siege X tenha recebido avaliações muito positivas, os gastos dos jogadores foram temporariamente interrompidos de forma significativa por problemas técnicos relacionados ao uso de cartões pré-pagos. Ainda assim, a receita do primeiro trimestre totalizou 310,8 milhões de euros, abaixo dos 323,5 milhões do ano anterior, o que permanece abaixo das previsões.
Aguardando o anúncio de títulos adicionais, a programação da Ubisoft para o restante do ano fiscal de 2025-26 inclui os lançamentos de Anno 117: Pax Romana, o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, Rainbow Six Mobile e The Division Resurgence.