A Ubisoft anunciou uma grande reestruturação em suas operações e a criação de uma nova empresa subsidiária, em parceria com a Tencent, para cuidar de suas séries mais valiosas: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.
A Tencent investirá 1,16 bilhão de euros (cerca de US$ 1,25 bilhão) para adquirir uma participação minoritária de aproximadamente 25% nessa nova entidade, que está avaliada em 4 bilhões de euros.
A Ubisoft esclareceu que outros produtos da empresa, como The Division e Ghost Recon, assim como o desenvolvimento de novas propriedades intelectuais, continuarão operando fora desta subsidiária. No entanto, ainda não está claro se essa mudança resultará em demissões ou fechamento de estúdios.
“Essa nova subsidiária terá como foco a criação de ecossistemas de jogos projetados para se tornarem duradouros e multiplataforma. Com um investimento maior e maior capacidade criativa, ela impulsionará o aprimoramento da qualidade das experiências narrativas para um jogador, expandirá as ofertas multiplayer com mais frequência de lançamento de conteúdo, introduzirá elementos free-to-play e integrará mais funcionalidades sociais”, afirmou a Ubisoft.
A união com a Tencent vinha sendo discutida desde o ano passado, enquanto a Ubisoft avaliava diferentes “opções estratégicas” para estancar a crise que a fez perder cerca de 70% do valor em um ano. Rumores apontavam que Microsoft e EA também estavam interessadas em algum nível de participação.
O negócio foi, portanto, sacramentado uma semana após o lançamento de Assassin’s Creed Shadows, que parece ter correspondido às expectativas comerciais da editora francesa, dando o fôlego necessário ao negócio.
O cofundador e CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, destacou que essa mudança representa um “novo capítulo” na história da empresa e um “passo fundamental na transformação do modelo operacional” da Ubisoft.
“Com a criação de uma subsidiária dedicada ao desenvolvimento de três de nossas maiores franquias e a entrada da Tencent como investidora minoritária, estamos cristalizando o valor de nossos ativos, fortalecendo nosso balanço financeiro e criando as melhores condições para o crescimento e sucesso sustentável dessas franquias”, afirmou Guillemot.
“Vemos o imenso potencial dessas franquias para se tornarem plataformas de jogos perenes e de longo prazo e criarem novas experiências envolventes para os jogadores”, acrescentou Martin Lau, presidente da Tencent.
A nova subsidiária incluirá as equipes de desenvolvimento de Rainbow Six, Assassin’s Creed e Far Cry localizadas em Montreal, Quebec, Sherbrooke, Saguenay, Barcelona e Sofia. A Ubisoft confirmou que a unidade também será responsável pelos títulos futuros dessas franquias, além dos jogos já lançados, mediante o pagamento de royalties cujo valor não foi divulgado.