Afundada em uma enorme crise desde o ano passado, a Ubisoft confirmou o fechamento de um de seus estúdios na Europa e a demissão de mais 185 funcionários.
O estúdio que será fechado é o Ubisoft Leamington, na Inglaterra, uma casa fundada em 2002 sob o nome FreeStyleGames e que foi responsável pela série DJ Hero. O estúdio foi adquirido pela Ubisoft da Activision em 2017 e desde então trabalhava como equipe de apoio no desenvolvimento de jogos como Far Cry 5, Avatar e Star Wars Outlaws.
A nova rodada de demissões também reduzirá as equipes da Ubisoft Düsseldorf, Ubisoft Stockholm e Ubisoft Reflections. No total, 185 profissionais serão dispensados.
“Como parte de nossos esforços contínuos para priorizar projetos e reduzir custos que garantam estabilidade de longo prazo na Ubisoft, anunciamos reestruturações direcionadas na Ubisoft Düsseldorf, Ubisoft Stockholm e Ubisoft Reflections e o fechamento permanente da Ubisoft Leamington”, disse um porta-voz da Ubisoft ao site VGC.
Desde o ano passado, a Ubisoft tem feito demissões e fechado estúdios ao redor do mundo, como consequência de uma série de fracassos comerciais que começou com Avatar: Frontiers of Pandora ainda em 2023 e culminou com Star Wars Outlaws em meados de 2024.
A salvação da editora francesa agora depende de uma improvável reviravolta de Assassin’s Creed Shadows, que será lançado em 20 de março cercado de muitas controvérsias e rejeição do público por conta de seu protagonista samurai africano, ou de uma negociação com a chinesa Tencent, que está em discussões com a família Guillemot, fundadora da Ubisoft, para tomar o controle da empresa.