A Ubisoft teria cancelado o desenvolvimento de um novo Assassin’s Creed em meados do ano passado, no auge da polêmica envolvendo o samurai africano Yasuke de Assassin’s Creed Shadows.
Funcionários atuais e antigos da produtora falaram anonimamente ao site Game File e revelaram que o jogo cancelado seria ambientado no período da Reconstrução, que se seguiu à Guerra Civil Americana nas décadas de 1860 e 1870. O protagonista desse Assassin’s Creed seria um homem negro que havia sido escravizado no sul e se mudou para o oeste em busca de uma nova vida.
“Recrutado pelos Assassinos da série, ele retornaria ao Sul para lutar por justiça em um conflito que, entre outras coisas, o veria confrontar o surgimento da Ku Klux Klan”, resumiram os cinco funcionários da Ubisoft.
Apesar do enredo mais coerente que aquele do suposto samurai africano no Japão, o dano causado por Assassin’s Creed Shadows à imagem da Ubisoft aparentemente fez a direção da empresa descartar mais um enredo carregado de viés político. Três funcionários contaram ao site que o jogo foi cancelado pela gerência da Ubisoft em Paris por causa da reação negativa em torno de Yasuke e a preocupação com o clima político nos Estados Unidos.
“Fiquei terrivelmente decepcionado, mas não surpreso com a liderança. Eles estão tomando cada vez mais decisões para manter o ‘status quo’ político e não assumir nenhuma posição, nenhum risco, nem mesmo criativo”, disse uma das fontes ouvidas pelo Game File.
A rejeição crescente do público a pautas de DEI, alimentada por um clima cultural de reação contra narrativas inclusivas em jogos AAA, impactou diretamente o lançamento de Shadows, que, apesar de registrar o segundo maior faturamento no primeiro dia da franquia, não conseguiu superar as expectativas globais de vendas e contribuiu para um ano fiscal desastroso na Ubisoft.
A empresa reportou uma queda de 20,5% nas reservas líquidas para o período encerrado em março de 2025, levando a demissões em massa e o cancelamento do Assassin’s Creed ambientado na América pós-Guerra Civil, em meio ao furor anti-Yasuke.