As vendas do Xbox Series X|S na Europa caíram 52% em relação ao ano passado, enquanto o rival mais próximo, o PS5, conseguiu um aumento expressivo de 143% no mesmo período, de acordo com dados da GSD, associação das empresas de jogos que monitora o mercado no velho continente.
Os dados compilados pela GSD incluem os principais países da Europa, exceto pelo Reino Unido e Alemanha, que historicamente têm métricas similares às dos países vizinhos.
Enquanto as vendas do PlayStation 5 dispararam no último ano devido à maior disponibilidade do console nas lojas, o efeito foi o oposto para o Xbox Series X|S, que parece já agonizar no mercado europeu em uma fase ainda de maturação da plataforma, quando a demanda deveria estar aumentando. Já o Nintendo Switch, que está há mais de um ano em rota descendente e próximo de ser substituído por seu sucessor, teve vendas 20% menores este ano na Europa, em relação a 2022.
O PS5 já passou de 50 milhões de unidades vendidas mundialmente e tem tido desempenho um pouco melhor que o PS4 até o momento. A Microsoft não divulga dados de vendas do Xbox Series X|S, mas no final de junho a empresa apresentou um slide no qual mencionava mais de 21 milhões de unidades vendidas.
Na parte do software, o mercado europeu analisado pela GSD teve 10.21 milhões de jogos vendidos nos últimos 12 meses, uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior. O maior sucesso do ano é, sem grande surpresa, EA Sports FC 24, apesar das vendas 10% menores que as do jogo anterior, FIFA 23.
Assassin’s Creed Mirage da Ubisoft foi o segundo mais vendido, superando o exclusivo de PS5 Marvel’s Spider-Man 2 por pequena margem.