A Wizards of the Coast voltou atrás e pediu desculpas por ter exigido a remoção de um mod para Stardew Valley baseado em Baldur’s Gate 3.
Sem fins lucrativos, o mod intitulado Baldur’s Village foi fruto do trabalho de fãs por mais de um ano. Ele adiciona um novo mapa de vila a Stardew Valley que contém personagens de Baldur’s Gate 3, incluindo mais de 20 NPCs, seis locais e novos eventos dinâmicos.
Baldur’s Village registrou mais de 5.000 downloads em um único dia e causou tanto rebuliço que chegou até aos ouvidos de Swen Vincke, CEO do Larian Studios. Este elogiou o trabalho e escreveu no X: “Tanto amor foi investido nisso – trabalho incrível”. Porém, a Wizards of the Coast, dona da marca Dungeons & Dragons e tudo relacionado a este universo, incluindo Baldur’s Gate, emitiu uma ordem baseada no DMCA (lei de copyright americana) para a remoção do mod no site Nexus Mods.
A decisão proferida no último fim de semana fez com que Vincke reagisse imediatamente. “Mods de fãs gratuitos e de alta qualidade apresentando seus personagens em outros gêneros de jogos são a prova de que seu trabalho repercute e são uma forma única de propaganda boca a boca”, disse o criador de Baldur’s Gate 3 no X. “Na minha opinião, eles não devem ser tratados como empreendimentos comerciais que invadem sua propriedade”.
O Nexus Mods também recebeu a notícia com decepção, mas ainda esperavam que fosse um erro: “Vamos torcer para que isso tenha sido um descuido da WotC, que frequentemente usa agências externas para rastrear conteúdo não compatível, e que eles revertam sua decisão”.
O Nexus Mods estava certo ou a Wizards of the Coast voltou atrás depois de ver essas reações diferentes? De qualquer forma, o porta-voz da empresa recentemente tomou a palavra para compartilhar boas notícias: “A remoção do DMCA de Baldur’s Village foi feita por engano; pedimos desculpas pelo inconveniente. Estamos corrigindo o problema para que os fãs e a comunidade Stardew possam continuar a aproveitar este ótimo mod”.
Baldur’s Village está, portanto, novamente disponível para download no Nexus Mods, agora com um impulso a mais dado pelo erro do departamento jurídico da Wizards of the Coast.