O diretor de Black Myth: Wukong finalmente esclareceu que a demora no lançamento do jogo no Xbox é culpa das limitações do hardware do Xbox Series S.
Poucos meses antes do lançamento de Black Myth: Wukong no ano passado, o estúdio Game Science anunciou que o jogo sairia apenas para PC e PS5 inicialmente, mas uma versão para Xbox Series X|S seguia nos planos do estúdio. Passados agora mais de cinco meses desde o lançamento no PC e PS5, Black Myth: Wukong segue sem previsão para sair no console da Microsoft.
Em setembro, um porta-voz da Microsoft chegou a insinuar a existência de um acordo comercial entre o Game Science e a Sony para dar exclusividade temporária do jogo no PS5, porém esta informação nunca foi confirmada por vias oficiais.
Agora, o diretor do jogo foi à rede social chinesa Weibo para comentar que o Xbox Series S e seus 10 GB de RAM compartilhada com o sistema operacional seriam um empecilho difícil de ser superado pelos desenvolvedores, daí o atraso do jogo no console.
“O poder de luta de todos é tão assustador, mas a única coisa que falta é o manto do Xbox… Parece um pouco errado, mas aquela memória compartilhada de 10G, sem alguns anos de experiência em otimização, realmente não pode ser derrubada”, escreveu o diretor de Wukong e CEO do estúdio chinês, Feng Ji.
E meio à alusão ao desafio das lutas de Black Myth: Wukong, o diretor deixa explícito que há um problema com a limitação de RAM do Xbox Series S, algo que também foi um empecilho difícil de ser superado pelo Larian Studios durante o desenvolvimento de Baldur’s Gate 3.
A Microsoft impõe aos desenvolvedores de jogos para o Xbox a obrigatoriedade dos jogos serem lançados tanto no Xbox Series X quanto no Series S, não sendo possível, portanto, um lançamento apenas no console mais poderoso.