No dia seguinte à divulgação de novos detalhes sobre o PlayStation 5, a Sony voltou a falar brevemente sobre seus planos para a retrocompatibilidade no novo console.
Embora a retrocompatibilidade com o PlayStation 4 tenha sido um dos primeiros recursos anunciados para o PlayStation 5, a Sony afirmou agora que não sabe ainda qual será a extensão desta característica, isto é, se haverá retrocompatibilidade total ou apenas para jogos selecionados.
Em entrevista à Famitsu, um representante da unidade de Relações Públicas da Sony Interactive Entertainment afirmou que a “equipe de desenvolvimento do PS5 está se esforçando para verificar se é possível garantir uma compatibilidade completa” e pediu para o público aguardar por mais informações.
A retrocompatibilidade por jogos selecionados, título por título, foi a saída encontrada pela Microsoft para levar os jogos do console antigo ao Xbox One na atual geração. A Sony, por sua vez, não conseguiu nem a retrocompatibilidade total, por hardware, nem por jogos selecionados no PlayStation 4, que dependeu das remasterizações ou remakes para recuperar os sucessos do passado.
“PlayStation 4, que dependeu das remasterizações ou remakes para recuperar os sucessos do passado.” Ah tá. Um dia talvez nós iremos comprar a licença do jogo apenas uma vez para jogar em qualquer plataforma. No PS5 vamos comprar os mesmos jogos de novo. Pode apostar.